United garante vice da Premier League; briga pela Champions vai para a última rodada

- Empate com West Ham garantiu posto aos Devils; disputa pelo quarto lugar está aberta

Os jogos adiados pelas rodadas 31 e 35 da Premier League definiram a situação da maioria das equipes nas partes de cima e de baixo da tabela. City, United e Tottenham estão garantidos na UEFA Champions League 2018/19, e Liverpool e Chelsea brigam no final de semana pela quarta vaga no torneio. Já na zona da degola, o ascendente West Bromwich se juntou ao Stoke City na lista dos rebaixados, e Southampton e Swansea decidem quem permanece na elite do futebol inglês na próxima temporada.

31ª E 35ª RODADAS – PREMIER LEAGUE

TERÇA-FEIRA – 08/05

Swansea 0 x 1 Southampton – (31ª)

Dois coelhos numa cajadada só. A frase se encaixa como uma luva à vitória heroica do Southampton por 1 x 0 diante do Swansea em pleno Liberty Stadium. O triunfo praticamente livrou os Saints do rebaixamento, já que o time se manteve na 17ª colocação, com 36 pontos – três a mais em relação aos galeses, primeiros na zona da degola.

O gol solitário da equipe vermelha e branca foi marcado pelo atacante Manolo Gabbiadini, aos 26 do segundo tempo, após confusão na área do Swansea. Vale lembrar que o “iluminado” italiano entrou na partida quatro minutos antes do feito, no lugar do zagueiro Bednarek. O triunfo do Southampton rebaixou o West Bromwich, que, mesmo na lanterna, mantinha as esperanças de escapar do Z3 após cinco rodadas sem derrota.

Em números, o Swansea teve ligeira vantagem na posse de bola (53% contra 47%) e controlou as ações na maior parte do tempo. No entanto, os donos da casa não chutavam a gol, e os visitantes se aproveitaram da brecha (8 a 3 em lances de perigo). O gol de Gabbiadini desanimou o time galês, que nada criou desde então. A equipe está em 18º lugar, com 33 pontos, e, além de precisar golear o Stoke City na última rodada, torce por um grande revés do Southampton contra o Manchester City para se safar do rebaixamento na Premier League. A missão só não é impossível porque o futebol é uma caixinha de surpresas.

O técnico Mark Hughes celebra a vitória do Southampton (Reprodução/Premier League)

QUARTA-FEIRA – 09/05

Chelsea 1 x 1 Huddersfield – (35ª)

Um empate com gosto amargo para um e doce para outro. Em jogo adiado pela 35ª rodada, o Chelsea ficou no 1 x 1 com o Huddersfield, em Stamford Bridge, e viu o sonho da vaga na Liga dos Campeões ficar mais distante. Já os visitantes, necessitando de somente um ponto, cumpriram a missão e se garantiram na elite do futebol inglês na temporada 2018/19.

Ao longo do jogo, os Blues massacraram o adversário em posse de bola (78% x 22%) e chutes a gol (22 a 3). No primeiro tempo, Rüdiger e Morata criaram oportunidades, mas sem sucesso. Já no segundo tempo, aos cinco, em uma das poucas ações do Huddersfield, o atacante Depoitre dividiu com o goleiro Caballero e levou a melhor para abrir o placar para os Terriers.

Pressionado pelo resultado, o Chelsea não demorou muito para empatar: aos 17, após cruzamento, Marcos Alonso mandou para as redes e deixou tudo igual. Já perto do final da partida, o goleiro Lössl evitou a virada londrina e assegurou a permanência do Huddersfield na primeira divisão. O time é o atual 16º colocado da Premier League, com 37 pontos – quatro a mais em relação ao Swansea, primeiro time na zona perigosa.

Já os Blues estão na quinta colocação da competição, com 70 pontos. Para garantir vaga na próxima Champions, o time precisa vencer o Newcastle na última rodada, fora de casa, e torcer para um revés do Liverpool em Anfield Road contra o Brighton. Os jogos acontecem no domingo (13), às 11h.

O goleiro Lössl fez boas intervenções na partida (Reprodução/Premier League)

Leicester 3 x 1 Arsenal – (31ª)

No King Power Stadium, o Leicester bateu o Arsenal por 3 x 1 e quebrou um tabu que já durava 22 anos pela Premier League. Sem ter vencido o adversário desde 1994 pelo torneio, os Foxes foram para as redes com Iheanacho, Vardy (pênalti) e Mahrez. Aubameyang descontou para os visitantes, que tiveram um a menos em campo desde os 15 minutos de jogo com a expulsão do zagueiro Mavropanos.

Esta foi a sétima derrota consecutiva do Arsenal fora do Emirates Stadium. O último triunfo da equipe de Arsène Wenger pela Premier League aconteceu em 28 de dezembro 2017, na vitória por 3 x 2 diante do Crystal Palace pela 20ª rodada.

Na 6ª colocação e já classificados para a Liga Europa, os Gunners encerram a participação no campeonato inglês diante do Huddersfield, fora de casa, enquanto os Foxes enfrentam o Tottenham, no Wembley. As partidas da 38ª rodada estão marcadas para domingo (13), às 11h.

Mahrez marcou um dos gols da vitória dos Foxes (Reprodução/Premier League)

Manchester City 3 x 1 Brighton – (31ª)

A equipe comandada por Pep Guardiola segue a quebrar marcas na Premier League. Com a vitória por 3 x 1 diante do Brighton no Etihad Stadium, o City chegou aos 97 pontos e conseguiu bater o recorde da competição (o anterior era do Chelsea, em 2004-05, com 95). Além disso, os Citizens também se tornaram absolutos em gols feitos (105) e em vitórias (31) numa só edição do torneio inglês remodelado em 1992.

Soberano na maior parte do jogo, o City abriu o placar do jogo aos 16 minutos, com o brasileiro Danilo. Os visitantes chegaram ao empate com o atacante Leonardo Ulloa instantes depois, mas pararam por aí. Bernardo Silva e Fernandinho, com duas assistências de Leroy Sané, deram números finais a partida e ampliaram a incrível campanha da equipe na Premier League.

A partida também marcou a despedida do meia Yaya Touré do Etihad Stadium. Em oito anos de Manchester City, o marfinense atuou em 316 jogos, marcou 82 gols e conquistou oito taças pelo clube (três títulos da Premier League, três Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra).

Os times encerram suas participações no campeonato inglês neste domingo (13), às 11h (de Brasília). Em busca dos 100 pontos na Premier League, o City enfrenta o Southampton, fora de casa. Já o Brighton, garantido na elite da competição na próxima temporada, enfrenta o Liverpool, no Anfield Road.

Emocionado, Yaya Touré se despediu do Etihad Stadium (Reprodução/Premier League)

Tottenham 1 x 0 Newcastle – (31ª)

Os Spurs estão na UEFA Champions League da temporada 2018/19. Com golaço solitário de Harry Kane, aos cinco minutos do segundo tempo, o Tottenham venceu o Newcastle por 1 x 0, no Wembley. O triunfo colocou a equipe na terceira colocação da Premier League, com 74 pontos, e tirou o Chelsea da jogada, já que os Blues só podem chegar aos 73 pontos e disputam a última vaga para o torneio com o Liverpool.

Kane chegou ao seu 28º gol no Campeonato Inglês e ainda briga pela Chuteira de Ouro com Mohamed Salah, artilheiro da competição com 31. Apesar da vitória, o Tottenham sofreu com as ações do Newcastle. Shelvey, logo no início, acertou a trave. Em seguida, foi a vez do zagueiro Jamaal Lascelles assustar a meta do goleiro Lloris, que teve atuação segura no jogo.

O Tottenham encerra a participação na Premier League no domingo (13), às 11h, contra o Leicester. Ao mesmo tempo, o Newcastle encara o Chelsea, no St. James Park, em partida que pode definir a classificação dos Blues para a próxima Champions.

“Hurricane” marcou mais um gol pelo torneio inglês (Reprodução/Premier League)

QUINTA-FEIRA – 10/05

West Ham 0 x 0 Manchester United – (31ª)

No último jogo da “rodada dos adiados” do meio de semana, Hammers e Devils não saíram do zero no London Stadium graças principalmente à ótima atuação do arqueiro Adrián, dos donos da casa. No primeiro tempo, o camisa 13 fechou o gol para as oportunidades criadas por Alexis Sánchez e Luke Shaw. Já no segundo, Smalling e Pogba tentaram vazar a meta adversária, mas não conseguiram.

Com o ponto solitário conquistado, o United garantiu a vice-liderança da Premier League, com 78 pontos – quatro a mais em relação ao Tottenham. Aliás, o técnico José Mourinho manteve seu tabu “particular” contra David Moyes, treinador do West Ham: em onze encontros pelo campeonato inglês, o português ganhou sete vezes e empatou outras quatro.

Os Devils encerram a temporada da Premier League neste domingo (13), às 11h, contra o Watford, no Old Trafford. Já o Newcastle, décimo colocado com 41 pontos, busca interromper a sequência de cinco jogos sem vitória na competição diante do Chelsea, no mesmo horário, no St. James Park.

O United não pode mais ser alcançado pelos rivais (Reprodução/Premier League)

Confira a classificação da Premier League

[soccer-info id='2′ type='table' /]

Angelo Neto

Sobre Angelo Neto

Angelo Neto já escreveu 28 posts nesse site..

Paulistano com raízes baianas e paranaenses nascido no Dia do Futebol e no ano que nossa Seleção trouxe o tetra para o Brasil na voz marcante de Galvão Bueno. A facilidade com a escrita surgiu naturalmente durante o colégio, e uni-la ao amor pelos esportes trouxe a paixão pelo jornalismo como profissão. Devoto de São Marcos, acredita que o clubismo é passado de pai para filho e tenta nas pelejas recreativas ter o mesmo sucesso como redator.

BetWarrior


Poliesportiva


Angelo Neto
Angelo Neto
Paulistano com raízes baianas e paranaenses nascido no Dia do Futebol e no ano que nossa Seleção trouxe o tetra para o Brasil na voz marcante de Galvão Bueno. A facilidade com a escrita surgiu naturalmente durante o colégio, e uni-la ao amor pelos esportes trouxe a paixão pelo jornalismo como profissão. Devoto de São Marcos, acredita que o clubismo é passado de pai para filho e tenta nas pelejas recreativas ter o mesmo sucesso como redator.

    Artigos Relacionados

    Comments are closed.

    Topo