Uefa e Conmebol anunciam novas competições em 2022

Na tarde desta última quinta-feira (02), a Uefa e a Conmebol, anunciaram três novas competições. De início, são duas para o futebol feminino e uma para o futsal masculino. A Uefa é órgão é responsável pelo comando do futebol na Europa. Já a Conmebol, comanda na América do sul. Agora, trabalham juntas para fazer o novo pacote de torneios funcionar.

Confira as novidades da Uefa e Conmebol

De início, as duas grandes novidades para o futebol feminino, são a versão da Finalíssima e criação da Copa Intercontinental sub-20 da categoria. A ideia de uma Finalíssima da categoria feminina, se deu após o grande apelo da última edição. No caso o jogo da quarta-feira (01),  entre Argentina e Itália, em Wembley. De acordo com a entidade, cerca de 87 mil pessoas estavam presentes no estádio.

Dessa forma, com o grande público e audiência, as entidades gostaram da ideia de ampliar a decisão para o feminino. Portanto, a seleção campeã da Eurocopa Feminina de 2022 vai enfrentara campeã da Copa América Feminina. Além disso, ambas as competições serão disputadas em Julho, na Inglaterra e Colômbia, respectivamente. Porém, a data e o local para o novo torneio ainda não foram definidos.

Do outro lado,  Peñarol e Benfica fazem jogo único pela Copa Intercontinental sub-20. Em suma, a equipe uruguaia é campeã da Libertadores enquanto a portuguesa da Youth League. Essa será a primeira edição do torneio e acontece no dia 21 de agosto, em Montevidéu.

Por fim, também tem uma novidade no futsal masculino. Os órgãos anunciaram um quadrangular entre seleções da categoria. Em suma, a escolha das mesmas se da através dos campeões e vice-campeões do Copa América e Eurocopa. Portanto, a primeira edição vai contar com Argentina, Paraguai, Portugal e Espanha. Em respectivo, campeão e vice da América, e campeão e terceiro lugar da Europa. Contudo, no caso da Espanha, a seleção entra no lugar da Rússia que está suspensa das competições esportivas. Por fim, os duelos finais serão em Buenos Aires, no mês de setembro.

Foto de destaque: Divulgação/Conmebol

Larissa Lisboa
O esporte sempre foi muito presente na minha vida, assim como a leitura e a escrita. Mas ser mulher no meio esportivo, não é uma tarefa fácil. Professora de Educação Física por formação e jornalista por vocação. Amante das artes, cultura geek e um bom livro acompanhado de um cafezinho. Meu objetivo é nunca deixar de evoluir. Antes parte da equipe dos Torcedores, onde dei meus primeiros passos no jornalismo esportivo. E também do Rainhas do Drible onde ajudamos a aumentar o engajamento feminino. Me junto ao Futebol na Veia, com o objetivo de somar a equipe e dar maior visibilidade ao Futebol Feminino sendo setorista do Ceará.