Tsuyoshi Kitazawa: o artilheiro da Liga Japonesa na temporada 91/92

Nesta semana, a coluna Samurais da Bola conta a história do meia Tsuyoshi Kitazawa. O ídolo do Tokyo Verdy atuou pelo clube por uma década e brilhou nos gramados na temporada 91/92 da liga japonesa, sendo o artilheiro da competição. Além disso, foi um dos destaques responsáveis pelas conquistas do Campeonato Japonês de 1993 e 1994. Por consequência, também construiu uma história na Seleção Japonesa. Ele ajudou o Japão a sagrar-se campeão da Copa da Ásia de 1992. No total, defendeu seu país em 58 oportunidades. Atualmente, ele trabalha na televisão como comentarista de esportivo.

OS PRIMEIROS ANOS COMO JOGADOR PROFISSIONAL

Primeiramente, Tsuyoshi Kitazawa começou sua carreira profissional no Honda FC, em 1987. Embora seja um time importante, o clube japonês permanece até hoje como time amador. O motivo seria a perda de apoio corporativo. Contudo, a primeira temporada relevante de Kitazawa foi em 1989. O jovem de apenas 21 anos mostrou um grande potencial para brilhar nos gramados japoneses.

Ao todo, foram quatro temporadas pelo Honda FC. Durante essa trajetória, o atleta disputou 51 jogos, balançando a rede 14 vezes. O meia japonês se caracterizou pela sua precisão nas finalizações com a perna direita. Sendo assim, a velocidade do jogador e a facilidade de ocupar os espaços em campo também eram marcantes.

O AUGE DA CARREIRA

Em 1991 após se destacar pelo Honda FC, o meia se transferiu para o Yomiuri SC. Assim, como a Japan Soccer League passou para J-League no início das anos 90, o clube investiu para trazer jogadores com grande potencial. Estrelas da época, como Kazuyoshi Miura, Ruy Ramos Tsuyoshi Kitazawa, foram contratados para o elenco. Dessa forma, a primeira temporada de Kitazawa pelo clube japonês foi avassaladora. O jogador foi artilheiro da competição com 23 tentos.

Os dois últimos campeonatos da JSL com o Yomiuri FC foram em 1990-91 e 1991-92. Depois, venceu os dois primeiros campeonatos como Verdy Kawasaki em 1993 e 1994, conquistando quatro títulos consecutivos da liga japonesa.  Logo após, com a nova fórmula da competição, a equipe se profissionalizou, e mais uma vez teve sua nomenclatura alterada, atualmente Tokyo Verdy.

Por fim, Kitazawa foi protagonista em todas as conquistas, se tornando um dos jogadores mais importantes da chamada Era de Ouro. Ao todo, o atleta disputou 256 partidas e 41 gols marcados pela equipe. Em conclusão, o goleador se despediu dos gramados em 2002, deixando seu nome na história do clube.

SELEÇÃO JAPONESA

O meia talentoso foi convocado para a Seleção Japonesa 58 vezes e marcou três gols entre 1991 e 1999. Ele fez sua estreia internacional em 2 de junho de 1991, em um amistoso contra a Tailândia em Tendō, Yamagata, sob o comando do técnico Kenzo Yokoyama. Logo depois, o jogador marcou seu primeiro gol internacional em 6 de novembro de 1992, contra a China, no Estádio de Hiroshima.

Assim, Kitazawa participou da campanha do Japão nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. O atleta estava no banco quando aconteceu o empate contra a Seleção do Iraque. O resultado frustrou a esperança do Japão de se classificar para o torneio. Dessa forma, a partida ficou conhecida pelos torcedores como a Agonia de Doha.

Foto destaque: Reprodução/Tomikoshi

João Gabriel Oliveira
Olá, meu nome é João Gabriel, tenho 22 anos, sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Resolvi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Instagram: @joaosantos9810.

Artigos Relacionados