O , um dos clubes de futebol mais tradicionais da Inglaterra não teve raízes formadas no amadorismo da modalidade. Surgiu com jogadores de outro esporte, o críquete – utilizando bolas, tacos e, principalmente as mãos e que se parece muito com o basebol americano. Desta maneira, os atletas ingleses decidiram mudar do medieval e tentarem algo novo, formando assim, uma equipe de futebol.

O time da cidade de Birmingham, foi criado em março de 1874 com as equipes já definidas para a primeira partida. A então equipe de críquete do Aston Villa Football Club da Villa Cruz Wesleyan Chapel, tentou primeiro praticar a mudança no rugby contra um clube local, mas, os jogadores ingleses tiveram dificuldades – já que o combinado seria uma disputa com regras divididas: primeiro tempo com rugby e o segundo com futebol. Entretanto, em dificuldades quanto às regras, o que deu certo mesmo foi o último esporte.

Em poucos anos do clube já criado, começaram a ganhar títulos. Em 1880, conquistou o primeiro título na Birmingham Senior Cup e 1887 venceu pela primeira vez a Copa da Inglaterra (FA Cup) na final contra o rival Albion. Após um ano, o diretor dos Villans na época, o escocês  William McGregor fundou a Liga de Futebol com 12 equipes. Assim, se transformou no modelo de campeonato utilizado em diversos países.

https://twitter.com/spongelover90/status/933102909679575040

Criação de McGregor: da Inglaterra para o mundo

O escocês estampado nos corredores das alas do Estádio Villa Park, fundou a forma de competição que é modelo em praticamente em todo mundo. Na época como diretor dos Villans em 1888, queria atrair mais público para as partidas e os responsáveis pelos outros clubes ingleses pensavam da mesma forma que McGregor. Desta maneira, inaugurou a Liga de Futebol para trazer mais profissionalismo e interesse ao esporte.

Além do Aston Villa, o escocês convidou mais 11 membros para fazerem parte da competição: Accrington, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke City, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers. Assim, para mudar a forma de amistosos para um torneio mais competitivo, concordaram no sistema de pontos: dois pontos por vitória e um para empate.

Além de como diretor ter moldado o clube de Birmingham, McGregor que chegou à Inglaterra em 1870, se tornou um visionário no conceito de futebol de liga. Assim, foi membro do conselho do FA (Football Association) e também do Comitê Internacional de Seleção. Ainda pouco tempo antes da morte em dezembro de 1911, o escocês recebeu a medalha de ouro da Associação de Futebol em retribuição às colaborações no esporte.

Foto destaque: Divulgação/AVFC

Amanda Cruz
Sou Amanda Cruz, formada em História e estudante do último ano de jornalismo. Atualmente moro em Lorena/SP, mas sou paulistana e filha de pernambucanos. Despertei minha paixão pelo futebol na Copa de 2006 e desde lá o amor só cresceu. Sempre curiosa sobre esportes e amante de história, gosto de estar por dentro do assunto. Acompanho sempre notícias e jogos, principalmente das ligas europeias. Assim, o futebol é um esporte emocionante e como futura jornalista, escrever sobre ele é demais!

Artigos Relacionados