Torcida na Espanha: quais são as maiores?

O futebol é o esporte mais popular da Espanha. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela AIMC (Associação para investigação de meios de comunicação), 68% da população se declara torcedor assíduo de alguma equipe. E em termos de torcida, os times de maior projeção a nível europeu e mundial dominam o ranking. 

REAL E BARÇA TEM MAIS DA METADE DA TORCIDA

Os dois times com maior número de títulos em âmbito nacional e internacional tem o maior número de apoiadores. Segundo o mesmo estudo, o Real Madrid tem 28,8 % do total de torcedores espanhóis. Enquanto o Barcelona vem em seguida com 23,2%. Com isso, as duas equipes somam 52%, ou seja, pouco mais da metade dos torcedores de futebol na Espanha torce pra um deles. Muito disso se explica tanto pela história, já que as duas equipes somam 61 títulos espanhóis e 18 títulos de Champions League, quanto pela atualidade das equipes que protagonizaram o duelo da década de 2010 entre Cristiano Ronaldo e Messi.

Curiosamente, a segunda maior torcida na região da Catalunha é o Real Madrid. Apesar de toda a questão separatista entre a região e a capital espanhola, uma parte dos catalães apoiam os madridistas. Segunda uma pesquisa feita pelo próprio governo da Catalunha, os Merengues  tem 10,4% do total de torcedores, o que totalizaria mais ou menos 780 mil habitantes. Para se ter uma ideia, o Espanyol, que é o segundo time mais conhecido da região tem um percentual de torcedores menor que os Blancos (3,6%)

“OS ADEPTOS DOS ATLÉTICOS”

Logo em seguida no ranking vem o Atlético de Madrid. Apesar da terceira colocação, o time da capital tem uma porcentagem de torcedores muito menor do que os dois primeiros (9,2%). O Atleti é a equipe de maior sucesso na Espanha depois de Real e Barça, tendo conquistado 10 campeonatos espanhóis e chegado a três finais de Champions League – sendo dessas, duas nessa década, já na Era Simeone -.

Atlético e Real Madrid fazem da comunidade autônoma de Madri a que tem mais títulos de La Liga, já que as duas equipes somam 43 troféus.

O time que é considerado a “matriz” do Atlético de Madrid está em quarto na lista. o Athletic Bilbao tem 5% da torcida espanhola. Esta equipe traz um sentimento peculiar aos seus fanáticos que vai muito além do campo. Pois leva a questão ideológica e nacionalista do País Basco, uma região da Espanha com língua e traços culturais próprios, que busca autonomia perante ao governo espanhol.

REAL BETIS DOMINA A REGIÃO DE SEVILHA

Apesar de ter menos relevância internacional neste século que o seu rival, o Real Betis é o quinto colocado da lista. A equipe, que tem como sede o Estádio Benito Villamarin, tem 3% de torcedores. É o time com mais adeptos da cidade de Sevilha, que tem cerca de dois milhões de habitantes. De acordo com estudos de um centro de pesquisa da Andaluzia (região onde está localizada a cidade de Sevilha), 40% dos cidadão são béticos, enquanto os sevilhistas são 35%.

Em suma, são esses os clubes que fazem a grande maioria dos habitantes da Espanha irem aos estádios vibrarem ou se estressarem a cada fim de semana. E são também quem deu boa parte dos jogadores para a seleção, que deu tantas glórias ao país neste século XXI.

Foto Destaque: Reprodução/Site Maiores e Melhores

Lucas Stank
Nascido em Florianópolis, Estudo Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Sempre gostei de futebol, inclusive dizem que minha palavra dita foi gol

Artigos Relacionados