Leilão

Nesta segunda-feira (05), acontecerá um grande leilão on-line que promete mexer com a torcida do São Paulo. Ao passo que um acervo com mais de 300 itens serão leiloados, afim de  ajudar na luta contra a fome que assola o país. Contudo, o momento delicado em que atualmente vivemos, requer que a empatia e a solidariedade, marque uma presença maior na sociedade. Porém, o jornalista e torcedor são-paulino, Victor Estevão, deixou o coração falar mais alto e buscou uma alternativa para ajudar o próximo. 

Entretanto, a coleção com mais de 30 anos, tem peças conservadas e bem variadas, além de relíquias. Por outro lado, os itens já marcaram presença em uma exposição que esteve em quatro estados brasileiros entre os anos de 2005 a 2018. Dessa forma, é possível encontrar desde uma coleção de chaveiros até réplicas fidedignas de camisas raras.

Leilão
Divulgação

Papo reto

De antemão, em entrevista exclusiva concedida ao Futebol na Veia, Victor Estevão revelou como surgiu a ideia do leilão. Além disso, contou que já faz um trabalho beneficente há 14 anos, ao passo que sentiu a vontade de ampliar a ajuda e o público alvo.

Eu desde 2007 faço aqui um projeto chamado natal noel tricolor. Nele respondo cartas do papai noel dos correios. Como também fazia exposições e em 2020 parou tudo tive esta vontade no coração. Aqui temos muitas favelas com pessoas passando fome e nasceu a idéia para ajudar a amenizar este quadro”.

No entanto, a decisão de se desfazer de uma coleção de 30 anos é algo muito difícil. Mas nesse interím, um acontecimento especial mudou os valores do então torcedor. Isso porque ele foi um dos responsáveis por descobrir e ajudar o jogador Flávio Donizete, a sair do vício das drogas. Dessa forma, Victor afirmou que ali foi o pontapé inicial da mudança.

Foi a partir disso que minha cabeça guinou, pude perceber a efemeridade do futebol. O ídolo de hoje será o esquecido do futuro. Haja vista o que sabemos hoje de Friedenreich, Zizinho, Leonidas, enfim, muito diferente de que viu jogar”.

O LEILÃO

A princípio, as peças do acervo foram avaliadas no valor de R$ 500 mil e o lance mínimo inicial será de R$ 250 mil. Sobretudo, é preciso ressaltar que o arremate não poderá ser fracionado, apenas em sua totalidade.

Aliás, o leilão acontecerá a partir das 11h (horário de Brasília), no site “Alberto Macedo Leilões” com a referência “Acervo Histórico São Paulo Futebol Clube (90 anos de História)”.  Portanto, todo valor arrecado no leilão beneficente será convertido em compra de cestas básicas para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Ribeirão Preto.

Leilão
Arquivo pessoal

Acervo do leilão:

02 extintores (papel e madeira);

Um ozonizador;

01 ozonizador;

Um maleiro;

01 armário embutido;

33 sacolas;

03 bandeiras;

02 camisetas enquadradas (unif 1 e unif 2 IBF);

01 toalha;

02 cachecóis Eusébio Cup SPFC X BENFICA;

01 réplica estádio do Morumbi;

03 pastas de clipping impresso Morumbi (recortes de jornal/documentos/matérias sobre shows no estádio ect);

130 ingressos;

40 postais do estádio Morumbi;

60 chaveiros;

01 medalha 500 anos do Brasil homenagem SPFC;

20 relíquias diversas do estádio;

01 ´Jogo da Memória Tricolor´´ jogo mais direito de ´propriedade intelectual inserido na Blockchain;

01 origami emblema do SPFC – arquivo mais direito propriedade intelectual inserido na Blockchain;

20 camisas diversas SPFC (treino, passeio, comissão técnica etc);

03 camisetas réplicas goleiro anos 80;

26 camisetas goleiro (Zetti e Rogério Ceni).

Confira a listagem completa diretamente no site, clique aqui

Foto: Divulgação

Tathiane Marques
Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.