TJD-RJ concedeu liminar a Cabofriense e Nova Iguaçu.

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) concedeu, na noite da última quarta-feira (1), uma liminar favorável a Cabofriense e Nova Iguaçu. A decisão veio após os clubes entrarem na Justiça com a intenção de cancelar seus respectivos rebaixamentos no Campeonato Carioca, alegando terem sido prejudicados econômica e tecnicamente pela pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, haverá um julgamento para avaliar o descenso ou não das equipes.

Nova Iguaçu 2x0 Friburguense - Carioca-2020 - YouTube

Divulgação/YouTube/Nova Iguaçu FC

A liminar concedida não significa que o tribunal entende que os clubes não devem ser rebaixados. Ela apenas impede a oficialização da queda e diz que acredita que há “insegurança jurídica” perante os fatos relatados. Assim, a  decisão impossibilita a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) de homologar a queda à segunda divisão dos dois clubes. Cabofriense e Nova Iguaçu afirmam que os times de menor investimento foram mais afetados pela crise, dando como exemplo a perda de jogadores que tinham contratos por apenas alguns meses, já que o fim do Carioca estava previsto para o início de maio na era “Pré-Covid”. Desse modo, o TJD-RJ intimou os outros 14 clubes do campeonato e a FERJ para se manifestarem contra ou favor da causa dentro de um prazo de 48 horas – que se encerra hoje à noite.

“Diante do exposto, necessária a concessão da medida liminar, pois a homologação desses resultados pode gerar insegurança jurídica face a possibilidade de êxito quando estes autos forem julgados de forma definitiva”, escreveu José Jayme, presidente em exercício do TJD-RJ.

CABOFRIENSE E NOVA IGUAÇU EM SITUAÇÕES DISTINTAS

Apesar de estarem “brigando” juntos na justiça, o Tricolor Praiano e o Orgulho da Baixada estão em diferentes circunstâncias quanto ao rebaixamento. A Cabofriense, após a derrota para o Bangu na última quarta-feira (1), terminou o Campeonato Carioca na última colocação geral. Dessa forma, a equipe da região dos lagos irá disputar a seletiva do estadual no ano que vem. Já o Nova Iguaçu, apesar de ainda ter um jogo pendente para completar a tabela, disputa a seletiva deste ano e foi rebaixado direto à Série B1 do campeonato em 2021.

Foto destaque: Divulgação/Twitter/AD Cabofriense

Nestor Ahrends
Estudante de jornalismo (ESPM-Rio). 19 anos. Nascido e criado em Petrópolis-RJ. Apaixonado por futebol e amante de esportes em geral.

Artigos Relacionados