Time dos Sonhos

Se você procura uma litura leve, bem humorada e rápida, veio ao lugar certo. O Time dos Sonhos é diversão garantida, cortesia do maior craque do humor brasileiro: Luis Fernando Veríssimo. Isso porque a obra é uma coletânea de crônicas esportivas do autor, que trata diversos temas do futebol com a genialidade característica de seus textos. Assim, em alguns momentos Veríssimo nos coloca para pensar, nos emociona, nos diverte, nos faz sentir diversas emoções. E este livro é a sugestão da Coluna Futflix de hoje.

ATENÇÃO!!! O TEXTO PODE CONTER SPOILERS. CASO NÃO QUEIRA PERDER SUA EXPERIÊNCIA, SUGERIMOS QUE ASSISTA A PRODUÇÃO E VOLTE DEPOIS, PARA A LEITURA

LEIA MAIS

Time dos Sonhos

Luis Fernando Veríssimo é famoso por suas crônicas de humor. Porém, no livro O Time dos Sonhos, ele mostra que também é um gênio das palavras quando o tema é esporte. Lançado em 2010, pela editora Objetiva, com 144 páginas, a obra é indispensável para quem ama futebol. Afinal, o autor, através de suas crônicas, conversa com o torcedor sobre diversos temas que mexem com o coração apaixonado por futebol. Seja falar sobre rivalidades futebolísticas, sobre a Seleção Brasileira, discutir o próprio amor da torcida, ou ainda falar de grandes craques que montariam o Time dos Sonhos de qualquer torcedor.

Um coração apaixonado por futebol

Torcedor assumido do Internacional, de Porto Alegre, Luis Fernando Veríssimo (1936) é escritor famoso por suas crônicas e contos de humor. Mas seu talento vai além. Afinal ele é também jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico. Mas, a literatura é que está mesmo em seu sangue, já que é filho do escritor Érico Verissimo. Um dos craques da literatura brasileira, Luis nunca escondeu sua paixão pelo futebol, dentro e fora dos gramados. Aliás o esporte aparece em várias de suas obras.

Atualmente, o autor escreve para os jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e O Globo. Além disso, criou personagens “As Cobras”, cujas tiras de quadrinhos são publicadas em diversos jornais. E sua fama ultrapassou as fronteiras brasileiras. Isso porque, algumas de suas crônicas foram publicadas nos Estados Unidos e na França. Algumas curiosidades sobre sua carreira são que em 1995, o livro O Analista de Bagé, lançado em 1981, chegou à centésima edição. Além disso, Veríssimo é o escritor que mais vende livros no Brasil.

O livro

Luis Fernando é um autor versátil e criativo. Assim, em uma das crônicas reunidas em O Time dos Sonhos, o autor fala de uma criação memorável sua: o Marciano Hipotético. Dessa forma, o alienígena visita a Terra de vez em quando e costuma ficar perplexo com o que vê. E ao lermos os textos do jornalista gaúcho, nos sentimos um pouco como o Marciano. Isso acontece justamente pois o autor tem o dom de nos surpreender sempre. Afinal, ele mostra o mundo de ângulos inusitados. E na obra, não podia ser diferente. Assim, prepara-se para se surpreender com a visão dele sobre o esporte.

Dessa forma, prepare-se para sorrir com a crônica que abre o livro, e fala sobre um coração que vai parar na Copa do Mundo. Mas, também esteja pronto para refletir com o texto onde o autor afirma que o futebol é uma mistura de xadrez com boxe. O saudosismo vem com os textos sobre craques que vão de Garrincha à equipe galáctica do Real Madrid. Ou ainda, se identifique e se divirta com as crônicas onde Veríssimo compartilha as emoções, loucuras e curiosidades sobre ser torcedor e ter um coração apaixonado por futebol.

Literatura futebolística

O Time dos Sonhos é uma leitura extremamente agradável, afinal o autor tem um texto direto, enxuto e elegante. Em suas crônicas ele lança seu olhar astuto sobre o universo do futebol, examina os paradoxos do esporte, que vai do épico ao mundano no tempo de duração de um passe. Por isso, algumas passagens nos colocam para refletir e repensar muitos aspectos. Já em outras, o jornalista gaúcho nos arranca risos. Mas, o mais interessante é perceber que na maioria das vezes ele provoca as duas reações, com uma facilidade que só um grande autor brasileiro tem. Disfrute dessa divertida leitura e pense: afinal qual é o seu time dos sonhos? Talvez ele esteja nas páginas de Veríssimo.

Foto destaque: Lucas Rizzatti/GE

Avatar
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Deixe uma resposta