Tianjin Tianhai: ex-clube de Pato, Luis Fabiano e Jadson declara falência na China

- Shu Yuhui, presidente do clube, foi preso por atividades ilegais de marketing em 2019, e desde então a equipe passava por problemas financeiros
Pato e Witsel juntos no futebol chinês com a camisa do Tianjin Tianhai

A Superliga Chinesa ainda não iniciou, apesar de estar bem avançado na recuperação pós-pandemia do coronavírus. Entretanto, o campeonato não contará com o Tianjin Tianhai, ex-time de Alexandre Pato. Isso porque o clube decretou falência por conta de dificuldades financeiras desde o ano passado. Dessa forma, o Shenzhen FC, primeiro campeão do novo formato da competição, poderá retornar a elite, depois de ter sido rebaixado na temporada passada.

LEIA MAIS

O clube foi criado como Tianjin Quanjian, em 2006, devido ao grupo especializado em medicina tradicional chinesa. Assim, veio a estrear na 2ª divisão somente em 2011. Desde então, contou com jogadores renomados como Alexandre Pato, o meia Witsel, hoje jogador do Borussia Dortmund, além do técnico italiano Fabio Cannavaro. Ele que comandou a equipe na conquista da China League One, com 59 pontos, marcando 61 gols na campanha.

No ano seguinte, já na Superliga Chinesa, chegou a 3ª colocação da competição, assim, conquistando a classificação para Champions da Ásia. Então a melhor posição na elite do futebol chinês, porque em 2018 ficou em 9º lugar. Enquanto na última temporada, terminou na 14ª colocação, com apenas 25 pontos conquistados.

PROBLEMA FINANCEIRO

Quando Shu Yuhui, o fundador do grupo Quanjian e presidente do clube, foi preso por atividades ilegais de marketing, o nome do time mudou para Tianjin Tianhai. Consequentemente, alguns dos poucos bons jogadores da equipe começaram a sair. Dois brasileiros, Alan e Leonardo estiveram na última partida do clube no ano passado, na derrota para o Jiangsu Suning, time de Miranda e Alex Teixeira, por 2 x 0, no dia 1 de dezembro.

Após a paralisação por conta do coronavírus, o elenco abriu mão dos salários para ajudar o clube, mas já era tarde. Então, no início desta semana o Tiajin Tianhai decretou falência. Outros brasileiros também vestiram a camisa do Tianjin, como Luís Fabiano e o meia Jadson. Inclusive, jogaram juntos em uma temporada. O centroavante marcou 23 gols em 29 jogos, enquanto o ex-Corinthians foi às redes em seis oportunidades em 30 partidas.

Foto destaque: Sina.com – Tianjin Tianhai

Thiago Lopes

Sobre Thiago Lopes

Thiago Lopes já escreveu 580 posts nesse site..

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

BetWarrior


Poliesportiva


Thiago Lopes
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados

Topo