Thiago Silva: capitão, ídolo e lenda

- O zagueiro deixou o PSG após oito anos, conheça um pouco mais da sua trajetória vitoriosa na equipe
Thiago Silva

Na final da última Champions League, Thiago Silva se despediu do Paris-Saint-Germain após oito anos. Dessa forma, encerrando o vitorioso ciclo do brasileiro na França. Com isso, nesta semana a coluna Além dos Blues trás a trajetória do zagueiro, capitão, craque e ídolo no Parc des Princes.

CHEGADA AO PSG

Primeiramente, o fundo do Catar chegou trazendo fortunas para o PSG em 2011. Dessa forma, em 2012 o clube fez as suas primeiras grandes contratações, foram elas Thiago Silva e Zlatan Ibrahimović. Naquele momento, o clube francês desembolsou 42 milhões de euros pelo brasileiro, o tornando o zagueiro mais caro do mundo até então. Logo, ele assumiu a titularidade e ajudou o clube a conquistar a Ligue 1.

CAPITÃO E ÍDOLO

Em oito anos de clube, Thiago Silva fez 315 partidas pela equipe, sendo que apenas seis delas foram começando como reserva. Além disso, ele é o jogador que mais vezes foi capitão do PSG, disputou 289 jogos com a braçadeira. Da mesma forma, conquistou 24 títulos oficiais pela equipe, os principais foram: a Ligue 1 (7 vezes), a Copa da França (5 vezes) e Copa da Liga Francesa (6 vezes). Do mesmo modo, conseguiu levar a equipe para sua primeira decisão de Champions League. Dessa forma, se tornando um dos maiores ídolos da historia do Paris Saint-Germain.

TRISTE DESPEDIDA

O contrato do zagueiro se encerraria no fim da temporada 2019/20. Porém, o clube e o jogador acertaram uma renovação até o fim da Liga dos Campeões que ainda estava em disputa. Dessa forma, Thiago e o PSG chegaram juntos até a final da competição em Lisboa. Contudo, o fim não foi o sonhado titulo inédito, a equipe foi derrotada pelo Bayern e o zagueiro brasileiro deixou a equipe sem levantar o desejado troféu. Ainda assim, foi muito reverenciado pelo seus companheiros e torcedores da equipe, saiu como um dos maiores da história do Parc des Princes.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” (Fernando Pessoa). Hoje se fecha um ciclo, depois de 8 anos no PSG , eu gostaria de agradecer aos meus colegas de equipe, à toda a equipe técnica e direção, à torcida, à minha família, a Deus e aos meus amigos, por todos esses felizes anos que vivemos na Cidade-luz. Aqui, junto com a minha esposa, @bellesilva , vivemos momentos inesquecíveis, nossos filhos cresceram, nos tornamos cidadãos franceses, e vamos levar pra sempre esses anos vividos e a França nos nossos corações. Muito obrigado.” – Escreveu o zagueiro em seu Instagram.

https://www.instagram.com/p/CEXbv6Blza-/

MAGOAS REVELADAS APÓS A SAÍDA

Recentemente, Thiago em entrevista a ‘France Football' revelou detalhes da sua saída da equipe francesa. Além disso, fez criticas a Leonardo e a postura da diretoria com ele e Cavani, que também é ídolo da equipe.

“É uma situação que me deixou irritado. Realmente não gostei da forma como tudo foi conduzido. Mesmo com a pandemia, as coisas deveriam ter sido feitas de maneira diferente. Eu estava no Brasil, em quarentena, quando o Leonardo me ligou para dizer que, por causa da pandemia e das dificuldades… Não, primeiro ele me perguntou se eu poderia continuar por mais dois meses para a fase final da Champions. Disse a ele que sim. Então ele respondeu que o clube não iria além desses dois meses. Seriam dois meses e nada mais.” – Disse o brasileiro.

Após o fim do torneio o zagueiro informou que foi procurado para renovar o contrato com a equipe. Porém, a postura de Leonardo na negociação novamente desagradou o jogador.

“Sempre dei o máximo na minha passagem pelo PSG, nunca trapaceei. É como se a reta final da Champions mudasse tudo? E o que eu havia feito nos oito anos, não importava mais? Não me convence. Leo fez isso de forma desajeitada e apressada. Não só comigo, também falo do Cavani, que é o maior artilheiro da história do PSG. Digo isso para o clube progredir e não cometer mais esse tipo de erro.” – Concluiu.

FUTURO DE THIAGO SILVA

O jogador era especulado em diversos clubes, até no Fluminense onde foi revelado. Porém, o jogador optou por continuar na Europa e aceitou o desafio de defender o Chelsea.

“Na verdade, quando descobri que a história no PSG tinha acabado, sempre torci por alguma coisa grande. Tive medo que a minha idade fosse um problema, que os dirigentes poderiam ter preconceito. É muito difícil se recuperar quando passa dos 33 anos. Mas orei para que Deus me encontrasse um projeto que correspondesse às minhas ambições. Ele me ouviu, porque o Chelsea é o melhor da Inglaterra.” – Confessou.

Foto Destaque: Reprodução/Twitter/Thiago Silva

Fabio Cavalcante

Sobre Fabio Cavalcante

Fabio Cavalcante já escreveu 34 posts nesse site..

Ser jornalista sempre foi meu sonho, muito graças ao meu amor pelo esporte. Tenho um canal no YouTube com meus amigos chamado “Mesa de Bar”, onde nós falamos de esporte em geral, tudo para realizar meu grande sonho. Atualmente curso o 4º semestre de jornalismo. Apaixonado por Futebol, F1, Basquete e muitos outros esportes. Instagram: @_fbinho

BetWarrior


Poliesportiva


Fabio Cavalcante
Fabio Cavalcante
Ser jornalista sempre foi meu sonho, muito graças ao meu amor pelo esporte. Tenho um canal no YouTube com meus amigos chamado “Mesa de Bar”, onde nós falamos de esporte em geral, tudo para realizar meu grande sonho. Atualmente curso o 4º semestre de jornalismo. Apaixonado por Futebol, F1, Basquete e muitos outros esportes. Instagram: @_fbinho

Artigos Relacionados

Topo