The English Game: as origens do futebol em série

- Conheça o início do futebol profissional inglês retratado pela Netflix
The English Game

The English Game, a minissérie da Netflix conta o ponto de partida do esporte mais conhecido no mundo, o futebol. Sendo assim, um esporte que na época era amador e conhecido como um jogo para cavalheiros, até que então um time de operários contratam dois jogadores, Fergus Suter e Jimmy Love (os primeiros jogadores profissionais de futebol), para brigar pelo título com Arthur Kinnaird, um rico do sul da Inglaterra. Dessa forma, eles chegam para bater o time do momento e mudar o legado, que o esporte era feito apenas para a classe economicamente alta.

A história

A trama tem início no ano de 1879, quando Suter e Love chegam a Darwen, cidade localizada próximo a Manchester. Eles saem do Partick, time da Escócia, país onde nasceram. Dessa maneira, eles recebem o convite de James Walsh, dono de uma usina produtora de algodão da cidade para jogar no time local. Ambos chegavam para jogar e receber salários por representar Darwen na FA Cup, torneio mais importante na época. As regras do futebol seriam dominadas pela elite, dessa maneira, receber dinheiro para jogar não era permitido.

Sendo um esporte amador, os uniformes das equipes não tinham numeração, calças e bermudas não tinham uma padronização e, com a bola de capotão, as partidas não eram com uma qualidade muito boa. Dessa forma, se tornava um jogo violento e com muito contato físico, pois, as primeiras regras para o esporte foram definidas em 1860. Suter e Love, levaram uma maneira diferente de se jogar futebol para os ingleses, sem muito contato físico. Assim, apresentaram aos jogadores, a posse de bola chegando ao gol com passes e movimentação.

Arthur Kinnaird, filho de banqueiros, foi fundador do Old Etonians, o time mais vencedor e mais qualificado na época. O clube, era formado por outros jogadores bem sucedidos financeiramente. E Arthur, era conhecido por jogar em múltiplas posições e por ser forte fisicamente. Além disso, o clube contém o total de dois títulos e quatro vices campeonatos.

A  revolução de Suter e Love

Com a chegada dos jogadores escoceses em Darwen dando uma revolução no estilo de jogo, eles conseguiram pela primeira vez chegar às quartas de final da FA Cup, justamente contra o Old Etonians. O primeiro feito da dupla, foi empatar um jogo após acabar o intervalo em 5 x 1. Além disso, eles conseguiram o empate contra o time de Kinnaird, com direito a dois gols de Love.

O Old Etonians eram o time imbatível. Acostumados a chegar em finais e colecionar medalhas e títulos, era difícil algum time conseguir bater de frente com eles. Sendo assim, quando quase foram eliminados para o Darwen, time de trabalhadores, viram o potencial de Suter e Love e, que eles podiam levar o time e o esporte para outro patamar. O estilo de jogo dos operários eram mais solidários, contava com a união e força de todos, superando obstáculos e dificuldades. Dessa maneira, brigando por igualdade em todos os aspectos, inclusive no futebol.

A hora de ganhar!

Após duas temporadas defendendo o Darwen, Suter recebeu uma proposta do rival: o Blackburn. Todos desconfiavam que ele tinha sido influenciado financeiramente, mas ele negou. Aceitando a proposta, sem  comunicar a ninguém, o aviso veio através de um companheiro de equipe, ex-capitão da equipe antes de Suter chegar, no casamento de Jimmy Love.

No Blackburn, a chance de ser campeão e ser melhor sucedido financeiramente eram melhores. Dessa forma, Suter convenceu Love a também se mudar para a equipe. No primeiro jogo da dupla pelo novo time, um amistoso contra o próprio Darwen. Um jogo com muita confusão entre torcida e jogadores. Nessa partida, Jimmy Love levou uma entrada furiosa por trás e com a grave lesão, teve que dar fim à sua carreira como jogador.

Após a confusão, a Federação decidiu remover as duas equipes do torneio. Arthur Kinnaird viu a atitude injusta, sendo assim, se juntou aos times de operários para manterem eles no torneio. Sem seu companheiro de carreira, Suter resolveu assumir para a Federação que realmente recebia dinheiro para jogar e sustentar sua família. Dessa forma, foi considerado o primeiro jogador profissional.

A final do torneio daquele ano seria Old Etonians x Blackburn. E o time de operários venceram. Pela primeira vez, uma equipe que não era da elite venceu a FA Cup. Dessa forma, Suter (que fez o gol do título), foi tratado como herói, por toda cidade e por todos trabalhadores. Sendo assim, provando que a igualdade é o justo para todos.

Fergus Suter

Com passagens por três clubes em sua carreira sendo eles, Partick (1876-1878), Darwen (1878-1880) e Blackburn (1880-1889). Suter ainda conseguiu participar da Liga de Futebol em 1888. Dessa maneira, se aposentou e continuou a viver na cidade de Darwen como publicano, até um pouco antes de sua morte em 1916.

https://twitter.com/HagamenonBrito/status/1251863765294997505

FA CUP

A primeira edição do torneio, foi disputada em 1871-1872 e teve o Wanderers F.C. como campeão. O torneio já chegou a ter 761 equipes. No formato dos dias atuais, a final acontece em jogo único, no Wembley, estádio nacional da Inglaterra. O campeão do campeonato, também garante uma vaga para a Europa League.

Títulos

Arsenal: 13

Manchester United: 12

Chelsea e Tottenham: 8

Liverpool e Aston Villa: 7

Newcastle, Manchester City e Blackburn: 6

Everton, West Bromwich e Wanderers: 5

Wolverhampton, Bolton, Sheffield United, Sheffield Wednesday e West Ham: 3

Preston, Old Etonians, Portsmouth, Sunderland, Nottingham Forest e Bury: 2

Huddersfield, Oxford, Royal, Derby Country, Leeds, Southampton, Burnley, Cardiffy, Blackpool, Clapham, Notts, Barnsley, Charlton, Old Carthusians, Blackburn Olympic, Bradford, Ipswich, Coventry, Wimbledon e Wigan: 1

O atual campeão é o Manchester City, que venceu o Watford por 6 x 0, na final de 2019.

 

Foto em destaque: Divulgação/Netflix

BetWarrior


Poliesportiva


Daniel Soares
Daniel Soares
Daniel Soares, 20 anos, cursando jornalismo. Apaixonado por esportes, aos 16 anos viu que o jornalismo esportivo seria uma forma de estar no ramo. Tendo o estádio como segunda casa, tem a ambição de transmitir emoções e se expressar através do esporte.Instagram: danieel_sooares Twitter: @bdsoares10

Artigos Relacionados

Topo