
Com os jogos olímpicos batendo à porta, vale a pena relembrar como a seleção brasileira de futebol ingressou nessa categoria.
O segundo esporte coletivo a fazer parte dos Jogos Olímpicos, o futebol, teve inicio em 1908 nos jogos de Londres, mas o Brasil entrou na brincadeira apenas em 1952, durante os jogos de Helsinque. Ficou sem competir nas olimpíadas de Melbourne (1956), voltando nos jogos de Roma (1960).
A história da seleção foi se formando, passando pelas piores campanhas, em 1968 na Cidade do México e 1972 em Munique, com os respectivos 10º e 13º lugares na tabela dos jogos.
Foi apenas em Montreal, no Canadá, que o país fez uma boa campanha dentro do futebol olímpico, onde em 1976 o país levou a quarta colocação para casa, perdendo a disputa nas semifinais para a Polônia de Lato. Na briga pelo bronze o país perdeu para a União Soviética.
Com todos os altos e baixos na trajetória, foi em 1984, nos jogos de Los Angeles que o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha, uma prata sob o comando de Mauro Galvão e Dunga.
Outro fracasso da seleção foi em 2000, nos jogos de Sydney, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, perdendo para Camarões na prorrogação e com dois jogadores a mais.
Mas o pior de todos foi em 2004, a seleção cotada como a favorita, com um time formado por Robinho, Diego, Elano e Maicon não conseguiu nem se classificar.
Quem sabe sob o comando de Mário Rogério Reis Micale, a seleção conquiste o tão sonhado ouro olímpico em casa.
Já a seleção feminina entrou na agenda dos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, aproximadamente 100 anos após a estreia masculina. A seleção Norte Americana levou para casa quatro ouros e disputaram todas as finais em todos os cinco eventos desde então.
As norte-americanas levaram as medalhas, mas a maior pontuadora é a brasileira Cristiane, marcando 12 gols durante os jogos (5 em Atenas, 5 em Pequim e 2 em Londres).
Curiosidades:
1908 – Ano em que as medalhas foram feitas de ouro, prata e bronze genuínos (antes disso os prêmios eram simbólicos);
1908 – França entrou na disputa com duas seleções;
1920 – Na disputa entre Bélgica e Tchecoslováquia, a equipe tcheca foi desclassificada no meio da partida final;
1976 – Alemanha e a extinta URSS ficaram com a medalha de bronze após empate;
1984 – Comitê Olímpico permite a inscrição de atletas profissionais desde que não tenham participado da Copa do Mundo;
1992 – As seleções podem contar com três jogadores com mais de 23 anos;
1996 – Atlanta foi escolhida para sediar os 100 anos dos Jogos Olímpicos modernos, mas um ato terrorista matou uma pessoa e feriu centenas no Parque Olímpico;
2000 – O decisão foi nas penalidades;
2016 – A América do Sul e o Brasil vão sediar pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, na cidade do Rio de Janeiro.