As tradições do futebol brasileiro abriram um precedente e vem tendo muito sucesso. Primordialmente, o que era exclusividade dos brasileiros, agora as portas vem se abrindo para treinadores estrangeiros. Ao passo que Portugal tem sido o alvo dos clubes brasileiros. Primeiramente, o técnico Jorge Jesus comandou o Flamengo e ganhou destaque. Atualmente, outros dois treinadores portugueses ganham holofotes da mídia. Dessa forma, temos Abel Ferreira, que dirige o Palmeiras, e Antônio Oliveira, técnico sensação do Athletico-PR.

Entretanto, não são só os brasileiros que estão de olho nos lusitanos, muitos treinadores almejam seguir os passos dos conterrâneos. Nesse sentindo, o técnico Paulo Gomes, fã assumido do futebol do país, sonha comandar uma equipe no Brasil.

Recentemente, o português treinou o Najran SC, da Arábia Saudita. Do mesmo modo, o treinador concluiu todas as etapas dos cursos da CBF para treinadores e está apto a atuar no futebol brasileiro. Assim sendo, Paulo falou desde quando passou a ter interesse em trabalhar no Brasil.

“O meu desejo de trabalhar no Brasil vem desde minha passagem pelo curso de licença pró da CBF, pela observação que pude fazer do talento do jogador e dos técnicos brasileiros e também da vontade de poder contribuir com uma metodologia europeia para o desenvolvimento do jogador brasileiro”, disse.

De olho no futebol brasileiro

Em suma, mesmo com a distância, Paulo Gomes tem acompanhado o futebol brasileiro. Segundo, o próprio treinador, ele acompanha jogos de todas as divisões do Brasileirão e destacou a qualidade dos jogadores que atuam em solo nacional.

“Apesar de estar um pouco longe e sofrer com o fuso-horário, eu sempre estou acompanhando os jogos no Brasil. O futebol brasileiro tem muita qualidade e é extremamente competitivo, um exemplo é agora com mais uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Vivemos um futebol cada vez mais global e na minha opinião o futebol brasileiro é um excelente produto para mercados internacionais”, concluiu.

Foto: Divulgação/Najran SC

Redação FNV