Técnico do Ajax

Em uma entrevista ao site Voetbal, Erik Ten Hag fez uma declaração polêmica, mas também não foi uma ofensa. Para o técnico do Ajax, Lionel Messi continua excelente, entretanto nunca mais teve o mesmo rendimento depois da saída de Pep Guardiola do Barça, há oito anos atrás. O comandante dos Godenzonen fez a seguinte declaração:

Messi era um dos líderes, mas ele também trabalhava pelo time e tinha um rendimento excelente. Ele nunca mais foi tão bom quanto foi com Guardiola. O Barcelona não ganhou muito em competições europeias também. Messi continua excelente, mas agora eventualmente passa por uma fase ruim, isso não ocorria com Guardiola. Pep tem determinação, ele desafia a ir além e inovar”, falou.

O TÉCNICO DO AJAX ESTÁ CERTO?

Primeiramente, o treinador em momento algum disse que Lionel Messi não é mais um bom jogador, apenas afirmou que não é o mesmo desde a saída de Pep Guardiola. Entretanto, alguns fatores devem ser analisados antes de qualquer opinião. Messi é um gênio da bola, isso não se discute. Mas é necessário pensar sobre alguns pontos antes de tudo.

https://twitter.com/FCBarcelona/status/1257196085510131712?s=20

ERA GUARDIOLA

A era Guardiola foi um período de glórias para o Barcelona, consequentemente foi para Messi também. Nesse período, a La Pulga totalizou 219 jogos, 211 gols e 86 assistências em quatro temporadas – números absurdos, mas para Lionel Messi é apenas consequência de muito trabalho -. Além disso foram 14 títulos, com destaque para dois Mundiais de Clubes, três La Liga e duas Champions League. Individualmente, o argentino venceu três Bolas de Ouro e duas Chuteiras de Ouro, portanto ele rendeu tanto para o grupo quanto individualmente.

PÓS-GUARDIOLA

Depois da saída de Pep Guardiola, tanto Barcelona quanto Messi passaram por altos e baixos, mas nunca deixaram de ser respeitados e temidos. Desde o fim dessa união entre Pep e Barça, foram oito temporadas e, os números continuaram incríveis. Foram 389 jogos, 374 gols e 152 assistências. Portanto, o camisa 10 continuou rendendo muito para o clube catalão. A La Pulga venceu 14 títulos após a saída de Guardiola, entre essas conquistas, foram cinco La Ligas, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Além disso, continuou se destacando nos prêmios individuais, ganhando três Bolas de Ouro quatro Chuteiras de Ouro.

https://www.instagram.com/p/BwxoMQflAf6/?utm_source=ig_web_copy_link

CONCLUSÃO SOBRE A DECLARAÇÃO DO TÉCNICO DO AJAX

O técnico do Ajax não estava errado em dizer que após a saída de Guardiola, Messi nunca foi o mesmo, porque o craque argentino está sempre se reinventando. No time de Pep, normalmente, Lionel Messi jogava como falso 9, portanto estava mais perto do gol e marcava mais vezes. O time do Barça não tinha atacantes tão bons, como eram os meias, consequentemente a La Pulga tinha uma responsabilidade maior de anotar os tentos. Porque, enquanto Xavi Hernández e Andrés Iniesta jogavam muita bola no meio-campo, Pedro e David Villa não rendiam o mesmo no ataque.

Entretanto, depois que o Barcelona seguiu sem Pep Guardiola, Messi atuou em outras posições como ponta-direita e na função de camisa 10. As peças mudaram, então a La Pulga mudou sua forma de jogar, em prol do time. Com a chegada de Neymar e de Luís Suarez, o craque alternou seu estilo de jogo, atuando mais pela direita e foi brilhante mais uma vez.

Depois de algumas temporadas, Xavi e Iniesta já não estavam mais no clube, portanto os catalães sofreram duas grandes baixas na criação do time. Percebendo isso, o argentino  começou a atuar mais no meio-campo, solucionando os problemas de criação. Lionel Messi está sempre se reinventado.

Foto Destaque: Divulgação/Arquivo/Esportes.R7

Leonardo Pinheiro
Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.

Artigos Relacionados