
Após oito temporadas atuando pelo Borussia Dortmund, o zagueiro Neven Subotic deixa a Alemanha rumo à Inglaterra. O modesto Middlesbrough, recém-chegado à primeira divisão do campeonato inglês, desembolsou 8 milhões de libras (cerca de R$34,5 milhões) para contar com os serviços do sérvio. Na Inglaterra, o zagueiro poderá ser titular novamente, após perder espaço no time de Tuchel e com a chegada de Bartra, ex-zagueiro do Barcelona.
Subotic chegou a Dortmund em 2008, a pedido de Jürgen Klopp. Técnico e jogador haviam trabalhado juntos no Mainz, da Alemanha. Com a camisa aurinegra, o zagueiro fez história. Mesmo com várias lesões ao longo de sua passagem no Borussia, incluindo uma trombose no braço do jogador em abril deste ano, o zagueiro de 27 anos disputou 258 partidas pelos alemães, anotando 18 gols e sendo expulso uma única vez. Títulos não faltaram para marcar sua trajetória em Dortmund. Conquistou o bicampeonato alemão (temporadas 2010/2011 e 2011/2012), a Copa da Alemanha 2011/2012 e duas Supercopas da Alemanha, a de 2013 e a de 2014.
O zagueiro aguarda a aprovação de sua licença de trabalho para ser anunciado oficialmente pelo Middlesbrough. O clube inglês já anunciou outros cinco reforços para a próxima temporada, incluindo o experiente goleiro espanhol, Victor Valdés.
(Mais detalhes sobre a chegada de Valdés ao Middlesbrough no link: https://www.futebolnaveia.com.br/wp//valdes-e-o-novo-goleiro-de-clube-ingles/)
Mesmo deixando o Signal Iduna Park, Subotic não está saindo pelos fundos, nem fugindo de algo ou alguém. Não está saindo por dinheiro ou por briga interna. Subotic deixa o Borussia tendo conquistado títulos e a fanática Muralha Amarela. Subotic está saindo do mesmo jeito que chegou: pela porta da frente.