Steven Gerrard (Foto: Reprodução/Site Oficial da UEFA)

Nesta semana, a coluna Reino Unido pelo Futebol fala sobre Steven Gerrard. O ídolo do Liverpool atuou em seu clube de coração por 17 temporadas. Posteriormente, o atleta se transferiu para o LA Galaxy e encerrou a carreira na MLS. Inegavelmente, Stevie foi um dos meio campistas mais importantes da sua geração. Por consequência, também construiu uma história belíssima na Seleção Inglesa.

LEIA MAIS:

Petr Cech: o maior goleiro da história do Chelsea

Bramall Lane: o estádio mais antigo do mundo

Remembrance Day: por trás da papoula nos uniformes da Premier League

OS PRIMEIROS ANOS COMO PROFISSIONAL

Steven Gerrard fez a sua estreia pelo time principal do Liverpool em 1998. Contudo, a sua primeira grande temporada pelos Reds foi em 2000-2001. A saber, o jovem disputou 50 jogos, anotando dez gols e cinco assistências. Além disso, Stevie G venceu os seus primeiros títulos com a camisa vermelha neste período. Foram eles: Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e o primeiro troféu europeu, a Copa da UEFA (atual Europa League).

O meia britânico se caracterizou pela precisão dos seus passes, chutes e pela versatilidade no setor em que atuava. Sendo assim, o jogador ocupava todas as áreas da faixa central do campo com maestria. De certo, outra característica marcante do inglês era a sua liderança. Então, o técnico Gérard Houllier promoveu o atleta ao posto de capitão da equipe em 2003. Assim, o futebolista foi o dono da faixa até a sua despedida em 2015.

Steven Gerrard
Steven Gerrard comemora título da FA Cup (Foto: Reprodução/Liverpool Echo)

AUGE E O MILAGRE DE ISTAMBUL

O Capitão Fantástico se transformou em um dos melhores jogadores do mundo entre 2004 e 2010. Logo, foi peça fundamental na conquista do Liverpool diante do Milan pela Champions League 2004-2005. Primeiramente, Steven Gerrard voltou de lesão na última partida da fase de grupos contra o Olympiacos e fez um dos gols mais importantes da sua carreira. Ele acertou um míssil de longe nos últimos minutos, classificando os Reds.

Por fim, Stevie teve a atuação mais importante da sua vida em Istambul. O capitão marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti que resultou no improvável empate, após a equipe inglesa ir para o intervalo perdendo por 3 x 0. Dessa forma, o esquadrão inglês venceu nos pênaltis e conquistou o seu quinto título da Champions. O atleta britânico jogou em alto nível por anos, tornando a sua equipe uma das mais temidas da década no continente europeu.

FINAL DE CARREIRA

Os últimos anos do ídolo de Merseyside como jogador também foram marcantes. Steven Gerrard teve alguns problemas físicos a partir de 2010, prejudicando o seu desempenho. Entretanto, quando esteve em campo, seguiu sendo referência na equipe inglesa. Dessa maneira, ao lado de Suárez, Sturridge e Coutinho, conduziu o Liverpool à briga pelo título da Premier League na temporada 2013-2014.

Por ironia do destino, o capitão falhou em um momento decisivo e os Reds foram ultrapassados pelo City. Como resultado, ele viu a Premier League escorrer por seus braços. Porém, isso não apagou 1% da sua idolatria no clube. Sendo assim, Stevie se despediu de Anfield em 2015, gerando uma enorme comoção local. Logo depois, o atleta se transferiu para o LA Galaxy e encerrou a sua brilhante carreira após duas temporadas na MLS.

Steven Gerrard
Steven Gerrard entra em Anfield pela última vez na carreira (Foto: Reprodução/Mais Futebol)

SELEÇÃO INGLESA

O meia talentoso foi convocado pela primeira vez em 2000 para disputar um amistoso contra a Ucrânia. Logo depois, foi chamado para a Euro, disputada no mesmo ano. Stevie G passou a se destacar na seleção, assumindo a titularidade com rapidez. Contudo, há um mês da Copa de 2002, uma lesão o tirou da competição. O jogador esteve presente em três Mundiais (2006, 2010 e 2014) e três Eurocopas (2000, 2004 e 2012).

Apesar de não ter vencido nenhuma competição com a Seleção Inglesa, Steven Gerrard jogou muito bem pelo seu país e se transformou em ídolo nacional. Ao todo, foram 114 jogos e 21 gols marcados pelos Three Lions. Nesse sentido, ao lado de jogadores como Scholes, Beckham, Lampard e Joe Cole, formou um dos melhores meios de campo entre as seleções no período. Stevie se despediu do English Team após a Copa de 2014.

Steven Gerrard
Gerrard comemora gol na Copa de 2010 (Foto: Reprodução/Esquire/GettyImages)

Foto Destaque: Reprodução/Site Oficial da UEFA

Igor Brito
Escolhi o jornalismo para poder trabalhar diretamente com futebol

Artigos Relacionados