Nesta segunda-feira (1), Sporting e Benfica entraram em campo em jogo válido pela 16ª rodada da Primeira Liga. Assim, no Estádio José Alvalade, o Dérbi de Lisboa ganhou emoções apenas na etapa complementar quando nos acréscimos, o brasileiro Matheus Nunes decretou a vitória leonina. Com o resultado, os Sportinguistas seguem invictos e na liderança da competição, após 16 rodadas.

1° TEMPO

As equipes fizeram uma etapa inicial bastante movimentada onde o equilíbrio prevaleceu, especialmente no placar. No entanto, o Sporting ciou as melhores jogadas e por pouco não abriu o marcado. Assim, nos primeiros minutos de jogo, Nuno Mendes bateu falta, Vlachodimos se antecipou e impediu o chute de Coates. Em seguida, o Benfica teve sua primeira grande chance nos pés de Pizzi, que arriscou de longa distância, mandou para fora.

Após, o Sporting retomou o domínio territorial e Pedro Gonçalves viu Pedro Porro chegando na área, mas o atacante leonino chutou prensado no defensor benfiquista e a bola foi para fora. Já na reta final, os Leões tiveram um escanteio onde Tiago Tomás cabeceou para Luis Neto que, de cabeça, não conseguiu mandar em direção à baliza encarnada.

2° TEMPO

Na volta do intervalo, a emoção entrou em campo no Dérbi de Lisboa. Isso porque, o Benfica saiu para o jogo e criou boas chances para marcar. Assim, a 1′, Darwin Nunez ganhou de Coates e bateu forte, mas Adán fez grande defesa e evitou o gol visitante. Em seguida, os Encarnados levaram perigo no arremate de fora da área de Rafa, mas o goleiro dos Leões fez firme defesa.

Já na reta final, o Sporting voltou a crescer e criou grandes oportunidades no campo de ataque. Assim, aos 28′, Jovane Cabral arriscou de longe, Vlachodimos fez grande defesa e no rebote a defesa benfiquista afastou. Em seguida, João Palhinha pegou desvio da zaga e bateu cruzado da entrada da área, mas a bola passou à direita do goleiro do Benfica. Enquanto que nos acréscimos, os Leões movimentaram a bola de um lado a outro do campo e Pedro Porro cruzou, Vlachodimos espalmou e o brasileiro Matheus Nunes cabeceou para estufar as redes para os Sportinguistas.

SPORTING x BENFICA – E AGORA?

Dessa forma, com o resultado, o Sporting chega aos 42 pontos e segue na liderança da Primeira Liga, há quatro pontos do Porto. Já o Benfica chega a três rodadas sem vencer na competição e para nos 33 pontos, na 4ª posição. Agora, na próxima rodada, os Leões visitam o Marítimo, na sexta-feira (5), às 16h (horário de Brasília). Enquanto que os Encarnados recebem o Vitória de Guimarães, na sexta-feira (5), às 16h (horário de Brasília).

MELHORES MOMENTOS – SPORTING x BENFICA

Foto Destaque: Divulgação / Sporting Clube de Portugal

Ricardo do Amaral
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."