Neste sábado (7), Sport e Santa Cruz fazem o Clássico das Multidões em jogo válido pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Assim, a partida acontece às 16h (horário de Brasília) e terá como palco o Estádio da Ilha do Retiro, em Recife. Dessa forma, as equipes chegam ao confronto desfalcadas e pressionadas. Enquanto o Leão já está com segundo técnico na temporada e busca encaixar sua melhor formação. O Tricolor vem de eliminação na Copa do Brasil para Atlético-GO e luta por manter a reação no Nordestão.

SPORT

Ocupando a 4ª posição do Grupo A com seis pontos, Sport ainda não se acertou na atual temporada. Após sucessivos empates e eliminação na Copa do Brasil, o Leão demitiu o técnico Guto Ferreira, que subiu à Série A em 2019. Para seu lugar, trouxe um velho conhecido, Daniel Paulista, que em quatro jogos soma uma vitória, dois empates e uma derrota. Assim, pela Copa do Nordeste, o Rubro-Negro vem de um empate diante do América-RN. Em casa na competição, foram duas partidas com dois empates frente Vitória-BA e Imperatriz. Dessa forma, marcou três gols e sofreu outros três tentos, como mandante.

https://twitter.com/sportrecife/status/1235669760269905920

SANTA CRUZ

Enquanto que o Santa Cruz, mesmo com o desfalque do artilheiro Pipico, não vem comprometendo e não perde a um mês, quando foi vencido pelo Fortaleza. No entanto, na última quarta-feira (4), foi eliminado, nos pênaltis, diante do Atlético-GO na Copa do Brasil. Assim, classificado às semifinais do Pernambucano, o Tricolor se volta para a Copa do Nordeste, onde está fora do G4, na 6ª colocação do Grupo B com sete pontos. Para buscar a classificação, precisa melhorar o desempenho fora de casa que aponta duas derrotas em dois jogos. Além disso, ainda não marcou gols como visitante, mas sofreu quatro tentos.

https://www.instagram.com/p/B9UguAhJP7N/?utm_source=ig_web_copy_link

RETROSPECTO

Historicamente, o Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz já aconteceu 559 vezes. Assim, entre Pernambucano, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro, o Leão possui 232 vitórias contra 168 triunfos dos Tricolores. Logo, houve outros 159 empates. Pelo torneio regional, recentemente, os clubes decidiram uma vaga à final da edição de 2017, em que o Rubro-Negro avançou e foi vice-campeão, perdendo para o Bahia. Entre tantas finais estaduais, já houve um duelo internacional, pela Copa Sul-Americana, em 2016, dessa vez, a Cobra Coral se classificou.

APOSTA INDICADA

Dessa forma, após três anos, a Copa do Nordeste testemunha mais um Clássico das Multidões. No entanto, desfalcados e vivendo momentos de abalo moral e técnico, Sport e Santa Cruz fazem um confronto cercado de surpresas. Pois, será o primeiro encontro depois da decisão que extinguiu suas maiores torcidas organizadas. Além disso, ainda é dúvida a formação que os clubes mandam à campo. No entanto, pela necessidade da vitória, a partida tende a ser equilibrada. Assim, pelo fator casa e o melhor nível técnico, o Leão possui uma leve vantagem. Apesar de que o elenco ainda não fez jus ao investimento na temporada.

Odds: Em breve.

Foto Destaque: Reprodução / FNV

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados