No último domingo (22), o Sport enfrentou, em seus domínios, o São Paulo, em confronto direto para fugir da zona de rebaixamento. Contudo, reeditando um futebol de pouca qualidade ofensiva, o Leão perdeu, por 1 x 0, com gol de Pablo, nos minutos iniciais de jogo. Como consequência, em post em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (23), a diretoria rubro-negra anunciou a demissão do treinador Umberto Louzer.
A bem da verdade, como afirmado pelo clube, a saída do técnico se deu de forma amigável e em acordo com a cúpula leonina. Sendo assim, a queda do treinador não entra na contagem das limitações a trocas nos clubes durante a Série A, iniciadas nesta edição. Em contrapartida, em caso de demissão, o Sport somente poderia contratar mais um comandante na atual competição. Portanto, Umberto Louzer comandou o Leão por 22 jogos, com seis vitórias, oito empates e oito derrotas, e aproveitamento de penas 39,3%.
O Sport informa que, de maneira tranquila e em comum acordo, o Clube e Umberto Louzer chegaram a uma solução amigável na qual foi decidida pela saída do treinador. A Diretoria de Futebol agradece o seu período de trabalho e de sua comissão e deseja sucesso na sua caminhada. #PST pic.twitter.com/UJ1jF5SySj
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 23, 2021
PASSAGEM DE UMBERTO LOUZER NO SPORT
Dessa forma, Umberto Louzer chegou ao Sport na reta final do Pernambucano, em abril, em substituição a Jair Ventura. A saber, que havia mantido o clube na Série A, mas que padeceu após eliminações precoces na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Logo, com vitórias em sequência, o Leão se classificou para fase final do estadual na vice-liderança da primeira fase e chegou a decisão da competição. No entanto, perdeu o título para o rival Náutico.
Enquanto isso, na Série A, Umberto Louzer vivenciou a crise técnica já conhecida e um ambiente tumultuado politicamente, com o clube sem presidente por um mês, após a renúncia de Milton Bivar. Além disso, no elenco, teve que administrar incidentes de indisciplina, como os do atacante Mikael e do lateral-direito Patric, que já deixou o clube, e de lesões, que lhe impediram de repetir a escalação por mais de uma rodada.
Coincidentemente, após a vitória de Leonardo Lopes nas eleições presidenciais, o Sport de Louzer esboçou uma reação, ficando quatro rodadas sem perder e sem sofrer gols, sendo duas vitórias e dois empates. No entanto, as derrotas na sequência para Flamengo e São Paulo condenaram o trabalho do treinador, após 17 jogos na competição e apenas oito gols marcados. Ironicamente, o Leão tem uma das melhores defesas, com apenas 14 gols sofridos.
Portanto, enquanto aguarda a definição de um novo treinador, o Sport se prepara para o próximo jogo, diante da Chapecoense. Logo, o novo confronto direto contra a degola, acontece neste sábado (28), às 17h (horário de Brasília). Assim, na 18ª colocação, com 15 pontos, o Leão ainda pode perder uma posição em caso de empate ou vitória do América-MG no complemento da rodada.
Foto destaque: Reprodução/Marlon Costa/Pernambuco Press