
Na última terça-feira, ocorreu o sorteio da fase pré e grupos da Taça Libertadores da América. O sorteio, diferentemente das edições anteriores, baseou-se no ranking da Conmebol e leva em conta os três aspectos: a pontuação histórica dos clubes até 2005, a pontuação nos últimos 10 anos e títulos nacionais. Para fase oitavas de final, a definição dos confrontos permanecerá a mesma das edições anteriores, com o melhor primeiro colocado enfrentando o pior segundo colocado, e assim por diante até formar os 8 confrontos.
Os clubes brasileiros não terão vida fácil na primeira fase da competição, o que não é diferente dos últimos anos. Desde 2013, com o Atlético-MG, o Brasil não chega ao lugar mais alto da grande competição da América, mas mesmo com toda dificuldade, os clubes brasileiros tem total condições de chegar às oitavas de final.
O primeiro a estrear na competição é o São Paulo. O clube paulista enfrenta o Universidad Cesar Vallejo (PER) pela pré-libertadores, decidindo o segundo jogo no Morumbi. Caso avance, o São Paulo jogará pelo grupo 1 que conta com o atual campeão River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Trujillanos (VEN).
O Verdão está no grupo 2 com Nacional (URU), Rosário Central (ARG) e o vencedor de River Plate (URU) x Universidad de Chile (CHI). No Grupo 5, outro brasileiro, o Galo terá de jogar contra o Colo Colo (CHI), Melgar (PER), e o vencedor de Independiente Del Valle (EQU) x Guaraní (PAR). Pelo Grupo 6, temos o Grêmio enfrentando o San Lorenzo (ARG), LDU (EQU) e Toluca (MEX).
O último brasileiro é o campeão nacional. O Corinthians terá pela frente o Cerro Porteño (PAR), Cobresal (CHI) e o vencedor de Oriente Petrolero (BOL) x Independiente Santa Fe (COL).
Confrontos da Fase Pré-Libertadores:
J1: Oriente Petrolero (BOL) x Independiente Santa Fe (COL)
J2: Huracán (ARG) x Caracas (VEN)
J3: Puebla (MEX) x Racing (ARG)
J4: River Plate (URU) x Universidad de Chile (CHI)
J5: Independiente Del Valle (EQU) x Guaraní (PAR)
J6: Universidad Cesar Vallejo (PER) x São Paulo
Grupos da Libertadores:
Grupo 1: River Plate (ARG), The Strongest (BOL), Trujillanos (VEN) e Vencedor J6
Grupo 2: Nacional (URU), Palmeiras, Rosario Central (ARG) e Vencedor J4
Grupo 3: Boca Juniors (ARG), Bolívar (BOL), Deportivo Cali (COL) e Vencedor J3
Grupo 4: Peñarol (URU), Atlético Nacional (COL), Sporting Cristal (PER) e Vencedor J2
Grupo 5: Atlético-MG, Colo Colo (CHI), Melgar (PER) e Vencedor J5
Grupo 6: San Lorenzo (ARG), Grêmio, LDU (EQU) e Toluca (MEX)
Grupo 7: Olímpia (PAR), Emelec (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Pumas (MEX)
Grupo 8: Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Cobresal (CHI) e Vencedor J1