Sorato

Hoje (8), Aguinaldo Luiz Sorato completa mais de meio século de vida. Muitos jogadores buscam ter uma carreira de sucesso, com títulos nacionais e internacionais. Alguns conseguem. Já outros poucos jogadores viram ídolos em clubes grandes, como no Vasco e Palmeiras, por exemplo. Em suma, Sorato conseguiu todos esses feitos na carreira de jogador e ainda tem seu nome em uma música cantada pela torcida vascaína. O aniversariante do dia foi artilheiro na maioria dos clubes em que passou. A saber, ele marcou 123 gols em 393 jogos.

TÍTULOS CONQUISTADOS

Em síntese, um currículo invejável. Sorato é tricampeão Brasileiro (Vasco, em 1989 e 97, e Palmeiras, em 1993) e campeão da Libertadores pelo Cruzmaltino, em 98. Além de ter conquistado seis Campeonatos Estaduais, que tinham uma enorme importância nas décadas de 80 e 90. Pelo clube carioca, foram três (em 1990, 1992 e 1998). Ainda no Rio, Sorato venceu o Carioca de 1997, pelo Botafogo. O jogador também foi bicampeão Paulista, defendendo a equipe palmeirense (em 1992 e 1993). Já veterano, o jogador, em 2007, ainda conquistou o Campeonato Baiano.

MUSICA EM HOMENAGEM

Antes de mais nada, fazer gol do título já é importante. Mas fazer gol do título na casa do rival, o peso é maior. Contudo, se o rival for o São Paulo, é para se eternizar. No ano de 1989, o Vasco conquistou seu segundo título Brasileiro, com um gol de cabeça de Sorato (no primeiro vídeo). Com isso, o mesmo foi consagrado um dos grandes ídolos da equipe.

Anos depois do feito, a torcida vascaína fez uma paródia de uma música de Raul Seixas (Eu nasci a 10 mil anos atrás), que ganhou o título de “Eu nasci amando o Vasco demais”. A paródia relata Edmundo em 97, a comemoração de Juninho Pernambucano na final da Mercosul, Carlos Germano, a Eterna Muralha, Dener e seus dribles de moleque. O aniversariante também aparece. Sorato é homenageado com a seguinte frase: “E o Sorato, de cabeça, o gol do Bi, em pleno Morumbi, eu vi.” Confira a homenagem a Sorato e outros ídolos do Vasco:

Foto destaque: Reprodução/SuperVasco

Leonardo Raiol
Escolhi jornalismo por ter a oportunidade de trabalhar com o esporte. Meu objetivo é criar um bom portfólio e criar contato com a profissão. Instagram:@raiolleonardo Twitter:@raiolleonardo5

Artigos Relacionados