Simon Terodde o maior artilheiro da 2. Bundesliga

A princípio, todos os jogadores sonham em brilhar nas principais ligas europeias e na elite do seu país. No entanto, a falta de êxito na Bundesliga, não apagou o nome de Simon Terodde da história do futebol alemão. Assim, o atleta conhecido como “Mister 2. Liga“, tornou-se o maior artilheiro da 2. Bundesliga desde sua unificação em 1981/82. Já no panorama geral, o centroavante encontra-se na terceira posição com 142 gols, atrás apenas de Dieter Schatzschneider que possui 154 tentos e Karl-Heinz Mödrath que balançou as redes em 151 oportunidades.

Dessa forma, não poderíamos deixa de contar a história do homem gol da segunda liga alemã. Portanto, a coluna Quebrando Muros dessa semana será destinada ao cidadão de Bocholt, Simon Terodde!

Leia mais:

INÍCIO DA CARREIRA

Primeiramente, a trajetória de Simon Terodde começou de maneira bem modesta. Assim, entre 2007 e 2009, o jogador pertenceu ao Duisburg, equipe que atualmente disputa a terceira divisão alemã. Nesse ínterim, o atleta revezou entre o time principal e o secundário das Zebras. No último ano, já pelo os juniores do Duisburg, o centroavante conquistou a artilharia do campeonato. Dessa forma, despertou o interessa do Colônia e um novo desafio estava lançado para o garoto de Bocholt.

Simon Terodde no Duisburg. Foto: Waz/Alexandra Roth
Simon Terodde no Duisburg. Foto: Waz/Alexandra Roth

Em suma, a passagem pelos Geißböcke foi bastante semelhante com a de seu clube anterior. Logo, Terodde oscilou entre a primeira e a segunda equipe do Colônia. Assim, o sucesso ocorreu novamente na equipe B. Na temporada 2010/11, o centroavante marcou 12 gols em 21 jogos disputados pelo Regionalliga West (considerada a quarta divisão alemã e uma liga semiprofissional). Com resultado, o Union Berlim o contratou através de empréstimo e posteriormente efetivou seu contrato.

Na equipe da capital, Simon permaneceu por três temporadas cheia de altos e baixos. Assim, no primeiro ano o centroavante demonstrou-se ser promissor, uma vez que balançou as redes nove vezes. Na campanha seguinte, foram 11 tentos e a expectativa de crescimento eram boas. No entanto, no período de 2013/14, o atleta converteu apenas cinco gols em 30 jogos. Como resultado, o jogador foi negociado juntamente ao Bochum.

Simon Terodde no Union Berlim - Foto: imago/Bernd König
Simon Terodde no Union Berlim – Foto: imago/Bernd König

O SUCESSO!

De antemão, com temporadas cheias de oscilações, Simon Terodde encontrou seu grande futebol na equipe do Bochum. Assim, no seu primeiro ano pelo clube, conquistou a vice-artilharia da 2. Bundesliga com 16 gols, um a menos que o artilheiro Rouwen Hennings. Posteriormente, alcançou o topo dos goleadores com seus 25 tentos na competição. Desse modo, no período que esteve nos Unabsteigbaren o atleta balançou 47 vezes as redes. Como resultado, o Stuttgart o contratou.

Para aqueles que duvidavam de seu futebol, o centroavante mais uma vez deixou sua marca. Simon Terodde repetiu os 25 gols da temporada passada. Ainda mais, conquistou o título da 2. Bundesliga com o Stuttgart e voltou a disputar a elite alemã.

Simon Terodde no Bochum. - Foto: Christof Koepsel/getty
Simon Terodde no Bochum. – Foto: Christof Koepsel/getty

FRACASSO NA BUNDESLIGA E A VOLTA POR CIMA

A princípio, o Stuttgart esperava mais uma boa temporada de Terodde, uma vez que o jogador foi artilheiro por dois anos seguidos na 2. Bundesliga. Porém, o fracasso ficou nítido para diretoria, visto que em 15 jogos, o centroavante marcou apenas dois tentos. Como resultado, na janela de inverno Simon retornou ao Colônia e os Die Roten trouxeram de volta seu ídolo Mario Gómez.

Já nos Bodes, o alemão desempenhou um papel melhor. Em 15 confrontos, balançou as redes em cinco oportunidades. Entretanto, não conseguiu evitar o rebaixamento de sua equipe. Dessa forma, o atacante retornava a 2. Bundesliga e para variar arrebentou mais uma vez. Em 32 partidas, o goleador marcou 29 gols, sendo que seu primeiro turno foi avassalador, já que deixou 22 tentos em 17 jogos. Ademais, o Colônia consagrou-se campeão e Simon Terodde conquistou seu segundo campeonato e sua terceira artilharia.

Simon Terodde no Colônia. - Foto:Thomas Eisenhuth/Getty Images
Simon Terodde no Colônia. – Foto:Thomas Eisenhuth/Getty Images

MAIS UMA VEZ A ELITE O EXPULSA, MAS 2. BUNDESLIGA O ABRAÇA!

Assim como em sua passagem pelo o Stuttgart, Simon pouco rendeu na Bundesliga. Em suma, o jogador terminou a campanha com três gols em 23 jogos, dos quais disputou apenas sete como titular. Desse modo, com a chegada da pandemia, Terodde fez as malas de Colônia e assinou por uma temporada com o Hamburgo.

De volta a 2. Bundesliga, o centroavante fez mais uma ótima temporada. Dessa vez o camisa 9 marcou 24 gols e acabou como vice-artilheiro da competição, perdendo para Serdar Dursun com 27. Além disso, sua equipe terminou na 4ª colocação, logo não conquistou uma vaga para elite alemã.

Simon Terodde no Hamburgo!
Simon Terodde no Hamburgo – Foto: Uli Deck/Getty Images

O PRÓXIMO DESAFIO E A FAMA DE SIMON TERODDE

De antemão, com o fim de contrato no Hamburgo, Simon Terodde terá mais um desafio na 2. Bundesliga. O Schalke 04 o contratou e aposta suas fichas nele como seu homem gol, para então retornar a Bundesliga. Vale lembrar que, clube e jogador assinaram a transferência faltando quatro rodadas para encerrar as ligas nacionais.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido contratar Simon Terodde”, disse o membro do Conselho de Esportes e Comunicação Peter Knäbel. “Com o nariz para gol e finalização clínica, Simon será uma grande adição ao nosso ataque. Ele conhece bem a Bundesliga 2 e, ao longo de vários anos, demonstrou que tem a mentalidade e a mentalidade certas para ter sucesso na divisão. Isso faz de Simon uma pedra angular em torno da qual podemos construir nosso novo esquadrão.”

Simon Terodde anunciado pelo Schalke 04.
Simon Terodde anunciado pelo Schalke 04. Foto: Schalke 04

Além disso, o centroavante já era conhecido como o “Mister 2. Liga“, mas outros nomes e frases marcam a trajetória do atleta. Primeiramente muitos dizem que Terodde é bom demais para a 2. Bundesliga mas não bom o suficiente para a Bundesliga. Além disso, muitos jornais estrangeiros (incluindo os brasileiros) o chamaram de “Lewandowski da 2ª divisão alemã”, especialmente após assinar com o Schalke 04.

Ainda mais, com 142 gols (12 a menos que Dieter Schatzschneider) na segunda divisão alemã, Simon Terodde tem tudo para torna-se o maior artilheiro da história da liga, sendo a competição unificada ou não. Ademais, apesar dos fracassos na elite, o jogador de Bocholt deixou seu nome marcado no futebol alemão!

Foto Destaque: Reprodução/Squawka News

Avatar
Gustavo Domingos
Olá amigos! Um garoto do interior de Alagoas, na qual, sempre sonhou em levar informação ao povo. Dessa maneira, escolhi o jornalismo pra ser minha profissão e meu prazer diário. Uma vez que mostrar o que se é procurado, é muito gratificante e realizador. Estou cursando a graduação de jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Já tenho muitas coisas em mente nesse universo de informações. Além do Futebol Na Veia, sou redator do portal Lab Dicas Jornalismo, na editoria cultural. Considero que esportes, bons filmes, boas músicas e bons livros, fazem a vida ser melhor. Logo, não abdico desses quatro aspectos.

Deixe uma resposta