Simba SC - Rei das selvas e no futebol

O Lado B do Futebol vai te levar até a Tanzânia, terra de um time que já virou até tema de filme. O Simba Sports Club é um clube de futebol da Tanzânia com sede em Dar es Salaam. Aliás, seus jogos em casa são disputados no National Stadium. O Simba Sports Club é um dos dois maiores clubes de futebol da Tanzânia, entretanto seus principais rivais os jovens africanos. O clube teve vários nomes durante sua história. Primeiramente, quando foi fundado em 1936, o clube foi chamado de Queens, mais tarde foi mudado para Eagles e Dar Sunderland, e em 1971 mudou para seu nome atual, Simba.

Simba nas cabeças da África

O mais alto nível de sucesso alcançado pelo Simba SC foi chegar à final da Copa da CAF em 1993, mas perdeu para o Stella Club da Costa do Marfim. Foi a maior conquista em competições continentais alcançadas por qualquer equipe da Tanzânia. Um dos anos mais memoráveis ​​para o clube foi em 2003, quando derrotou o então campeão da CAF, Zamalek, do Egito. Em seu caminho para se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões da CAF, venceu os egípcios nos pênaltis por 3 x 2, após os dois jogos terminarem em 1 x 0, para ambos. Na primeira rodada da competição daquele ano, o Simba SC eliminou o Santos da África do Sul.

A selva de Simba

Tanzânia National Main Stadium é um estádio multiuso em Dar es Salaam, na Tanzânia, a mais populosa cidade na Tanzânia e uma regionalmente importante centro econômico. Foi inaugurado em 2007. Ele hospeda grandes jogos de futebol, como a Premier League da Tanzânia e os jogos em casa da seleção nacional de futebol da Tanzânia.

Com 60.000 lugares, é o 11º maior estádio da África e o maior da Tanzânia. É propriedade do governo da Tanzânia. O estádio foi construído no valor de US$ 56 milhões. 70.000 pessoas assistiram ao primeiro derby entre o Simba SC e o Young African SC no estádio em 2008. Entretanto, ambos os clubes costumam receber assistências muito baixas para os outros jogos do campeonato.

Recentemente, o Simba recebeu a equipe do Sevilla e por muito pouco não venceu o duelo. Os africanos chegaram  a estar vencendo por 4 x 2, mas permitiram a virada com três gols espanhóis em 10 minutos.

Títulos e mais títulos

O Simba já conquistou 17 vezes a liga da Tanzânia, três vezes a copa local e seis vezes a Copa Cecafa, que podemos nomear aqui como uma Sul-americana de lá. Esse ano, o time começou bem a temporada, estando em terceiro na Premier League da Tanzânia e disputa fase preliminar da Liga dos Campeões da África.

Brasil sempre presente

O elenco do Simba é recheado de jogadores locais, claro! Mas, dentre eles há o brasileiro Gerson, que jogou nas categorias de base do Grêmio. Além disso, fez carreira no futebol da Índia, jogando no Mumbai e no ATK. Ele está na equipe desde o início da temporada atual.

Ruan Silva
Meu nome é Ruan Silva da Silva, tenho 24 anos, moro na cidade de Altamira no Pará. Sou graduado na área de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e no momento pós-graduando na área de Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sou deficiente físico, tenho dificuldades na questão da locomoção, que dificulta um pouquinho as coisas, mas nada que impeça de exercer diversas atividades. Sou apaixonado por todos os esportes, principalmente pelo futebol, corintiano e simpatizante de diversos clubes na Europa que não cabem todos aqui e apaixonado também pelo jornalismo esportivo tendo como ídolos, ícones como Galvão Bueno, Luciano do Valle, André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues e outros mais. Uma curiosidade minha é que consegui na graduação em um ambiente voltado aos estudos de ensino e aprendizagem, incluir o futebol no principal trabalho dos quatro anos de curso, o TCC. Escrevi sobre Nelson Rodrigues e a Copa de 1950, temas raramente trabalhados numa graduação como essa. Enfim! Sonho em um dia trabalhar efetivamente na área que tanto amo e acredito que posso fazer um bom papel no meio.

Artigos Relacionados