
Nesta semana a coluna Samurais da Bola conta a história do meia Shinji Ono, o primeiro japonês campeão Europeu. Após sucesso no Japão, o jogador foi defender o Feyenoord, onde conquistou a Europa. Além do clube holandês, também teve passagem pelo Bochum da Alemanha.
Contents
COMEÇO DE CARREIRA
Primeiramente, Shinji Ono começou sua carreira profissional no Urawa Red Daymonds, em 1998, após ser o melhor jogador do Campeonato Asiático Juvenil. Após esse sucesso na J-League, o meio campista com apenas 18 anos disputou sua primeira Copa do Mundo da França.

Sua primeira temporada foi muito importante, além da disputa do Mundial, o jogador foi eleito o melhor jovem da temporada. Em seguida, no ano seguinte, novamente um sucesso na J-League. Com isso, Ono disputou o Mundial Sub-20, onde ajudou o Japão a chegar a final.
Na temporada Ono uma grave lesão o afastou dos gramados onde acompanhou o rebaixamento do Urawa Reds para J-League 2. No ano 2000, foi um dos destaques e capitão do clube no retorno a primeira divisão. Na sequência em 2001, novamente foi destaque do time e convocado para Copa das Confederações.
FEYENOORD
Após o sucesso na Copa das Confederações, o Ono acertou sua transferência para o Feyenoord. Logo na sua chegada, já se tornou titular absoluto do time, sendo um dos destaques da equipe.
Então que na primeira temporada ajudou o clube a conquistar a Copa UEFA 2001/02, sobre o Dortmund. Com isso, o meia se tornou o primeiro jogador a conquistar um Campeonato Europeu. Ainda no ano de 2002, foi novamente convocado para disputar uma Copa do Mundo.

Foram mais três temporadas pelo clube holandês, contudo com muitas lesões o jogador acabou perdendo seu status de titular. Apesar de um bom número de jogos, na temporada de 2006, Ono foi negociado.
URAWA REDS E BOCHUM
Então em janeiro Shinji Ono anunciava seu retorno ao futebol japonês, para novamente defender o Urawa Reds. Sua segunda passagem durou duas temporadas, mas novamente com muito sucesso. Os números e boas apresentações, levaram o atleta a Copa do Mundo da Alemanha.
Com isso, o jogador em janeiro de 2008 se transferiu para o Bochum para disputar a Bundesliga. Logo na primeira partida chamou a atenção de todos ao ajudar na vitória com duas assistências. Contudo, novamente uma serie de lesões atrapalhou e Ono nunca se firmou como titular da equipe e em 2010 novamente voltou ao futebol japonês.

PASSAGEM PELO JAPÃO E AUSTRALIA
Shinji Ono anunciou sua chegada Shimizu S-Pulse. Em sua volta a terra natal para mais dois anos de contrato o meio-campista voltou a ser destaque. Posteriormente, no segundo ano o atleta se tornou capitão e o principal jogador do time.
Após, uma ótima temporada, chamou atenção do futebol Australiano. Na época a A-League contratava grandes nomes do futebol mundial. Então, Ono anunciou sua ida para o Western Sydney Wanderers.

Logo na primeira temporada, foram gols e assistências. Após, suas ótimas exibições Ono entrou para seleção do campeonato. Na sequência o bom futebol continuava e Shiniji foi eleito o MVP da temporada, contudo anunciou que estava retornando ao Japão.
RETORNO AO JAPÃO
Então em janeiro de 2014. Consadole Sapporo anunciou o meia Shiniji Ono para disputa da J-League 2. Contudo, novamente as graves lesões atrapalharam sua temporada, no primeiro disputou apenas sete partidas. Posteriormente em 2015 novamente poucos jogos devido aos problemas físicos.

Ademais, o Consadole retornou a J-League em 2017, com isso Ono voltou a atuar em jogo de primeira divisão depois de 1709 dias. Foram mais duas temporadas no clube, em 2019 anunciou sua saída.
Por fim, Ono em agosto, anunciou que iria defender o FC Ryukyu time que disputa a J-Legue 2, o meia está no clube até hoje.
Foto Destaque: Reprodução/Sporting News