Shevchenko

A final da UEFA Champions League 2004-05 ainda gera incômodo para alguns craques envolvidos. Isso porque o ucraniano Schevchenko desperdiçou a última cobrança que deu o título aos Reds. Fato é que esta disputa foi uma das maiores decisões do campeonato já vista, senão uma das do futebol mundial. A começar pelos craques em campo. À época, Milan e Liverpool disputavam a final da 49ª edição da Liga dos Campeões no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Em live no seu Instagram, Shevchenko admitiu que sua cobrança lhe gera remorso até hoje. O atacante teve a última cobrança defendida pelo polonês Jerzy Dudek. Assim, o Liverpool venceu a disputa por 3 x 2 sem nem mesmo precisar realizar o último arremate. Shev disse:

“Há uns meses, a UEFA meteu o pênalti no Instagram. Eu ainda nem consigo olhar para ele hoje em dia. Viro a cara, jogo o telefone… Não consigo. Mas conhecem algum campeão que não tenha tido momentos ruins? É essa a beleza do futebol. Somos humanos, também passamos por períodos mais difíceis. Mas quem é forte, se levanta”.

A PARTIDA HISTÓRICA

À época, o todo poderoso Milan era recheado de craques como Kaká, Seedorf, Pirlo e muitos outros. Assim já no primeiro minuto de jogo o zagueiro Maldini marcou o gol mais rápido em finais até então. Já no final da primeira etapa o atacante argentino Crespo marca dois rapidamente e o time comandado por Ancelotti vai para o vestiário com uma vantagem de três gols e tudo para sair campeão.

Por outro lado, o Liverpool do craque Gerrard possuía um elenco bem mais modesto se for comparar. Porém o time comandado por Rafa Benítez contou o apoio de sua torcida fanática e tirou forças do além pra realizar o milagre de Istambul, uma dos maiores da história do futebol. Logo no início da segunda etapa, o próprio Steven Gerrard iniciou a reação e o empate aconteceu em incríveis seis minutos. Dessa forma, a partida foi levada para prorrogação e em seguida, disputa de pênaltis.

O Milan desperdiçou as primeiras duas cobranças que teve com Serginho e Pirlo. Shevchenko perdeu a última e decisiva cobrança. Dessa forma, os ingleses levaram seu quinto título sem nem mesmo precisar cobrar o último pênalti.

 

Foto destaque: Divulgação/ Milan/ Facebook

Avatar
Lucas Marllon
Escolhi jornalismo pois é a área que me atrai interesse em estudar e me vejo atuando. O Jornalismo esportivo é uma das áreas que pretendo interesse em atuar porém não é a única ambição. Aquilo que surgir oportunidade estarei pronto pra antes de tudo ser um bom jornalista.

Artigos Relacionados