O Sheffield FC é o primeiro clube de futebol do mundo. Em 24 de outubro de 1857, Nathaniel Creswick e William Prest fundaram o primeiro clube do esporte mais relevante no mundo. Sendo assim, trazendo novas regras que ainda não tinha um formato decidido, era muito parecido com o Rugby. Dessa forma, deixando o futebol como um esporte próprio, Creswick e Prest impuseram as ‘Regras de Sheffield' para o jogo. Essas que mudaram o modelo de jogo e, desde então, não para de evoluir.

Nathaniel Creswick e William Prest. Foto: Reprodução/Youtube

SHEFFIELD A CIDADE DO FUTEBOL

Muitos acham que a cidade do futebol é Londres por conta das tradições dos times, porém a verdadeira cidade do esporte é Sheffield, a cidade com mais de 500 mil habitantes, é a sexta mais popular do país. Além do Sheffield FC, a cidade conta com mais dos clubes o Sheffield Wednesday e o Sheffield United. A diferença dos clubes é que os dois mais novos da cidade jogam o futebol profissional, enquanto o primeiro time da cidade, joga uma liga amadora da Inglaterra, Northern Premier League, a liga se equivale a sétima divisão do campeonato inglês. enquanto os vizinhos jogam as primeiras divisões do país, o caçula Shefiield United, está na elite, ou seja, joga a Premier League.

A primeira rivalidade do mundo também não demorou muito para acontecer, fundado também em Shiffeld em 1860 o Hallam Football Club, ambos são os clubes mais antigos do futebol, dessa maneira, aconteceu o primeiro derby conhecido como Rules derby. o Hallam joga a Northern Counties East League Division One, também não é uma liga profissional, mas se equivale a nona divisão do futebol inglês.

RECONHECIDO PELO MUNDO

Sem o Sheffield FC, talvez o futebol não seria um esporte tão relevante como é. Em 2004 o clube foi reconhecido pela FIFA, como uma entidade que foi significativa para a história do futebol, sendo assim, recebendo A ordem de Mérito da FIFA. Essa é a mais alta honraria da federação.

O certificado da FIFA. Foto: Divulgação/GE

Além do certificado da FIFA, a casa do Sheffield, Home of football, também contém diversos troféus antigos em sua galeria. Como um time semi profissional, a equipe depende muito do marketing e dos torcedores para se manter. O presidente Richard Tims, pretende deixar o time em uma condição para se sustentar por mais 150 anos. A forma de renda mais eficaz do clube é a venda de artigos esportivos.

Dessa forma, camisas e cachecóis, são vendidos pela internet em diversos países, inclusive no Brasil. O clube acaba tendo mais vendas em outros países do que na própria Inglaterra. Austrália, Nova Zelândia, Brasil e Uruguai são os países que mais compram.

Sala de troféus. Foto: Divulgação/Site Shiffeld

O AUGE DO SHEFFIELD

Em 2007, quando o clube completou 150 anos, a equipe fez um evento para comemorar essa marca incrível. Dessa maneira, marcou um amistoso em sua casa contra a Internazionale de Milão, o time italiano que na época tinha astros como: Ibrahimovic, Adriano, Zanneti, Viera, Materazzi e outros grandes craques.

Dessa maneira, o Home of football, teria casa cheia, como sempre, a capacidade do estádio é pouca, pelo fato de ser um time semi profissional. A casa do Sheffield  recebe cerca de 200 a 400 torcedores por jogo. O jogo ocorreu e terminou 5 x 2, para a Inter. Naquela temporada a equipe italiana seguia para o terceiro título nacional seguido.

Amistoso Shiffeld x Inter. Foto: Reprodução/ Dream Team

A coisa mais importante da festa não foi o jogo contra um time de grande expressão. Mas, sim a visita do Rei do futebol, Pelé. O maior de todos os tempos, foi até o norte de Londres para festejar junto ao clube. O rei ainda deixou algumas palavras marcantes ao primeiro clube do mundo, Sem o Sheffield FC não haveria eu.

OBRIGADO, SHEFFIELD!

O primeiro clube do nosso futebol neste ano completa 163 anos. Dessa forma, faz de tudo para ficar reconhecido no cenário mundial. Durante a semana, o time tem dois jogos ou dois treinos, e todos atletas tem outras profissões, no elenco contém professores, vendedores e estudantes de universidades.

Se hoje gritamos GOL, comemoramos títulos e vibramos com vitórias é por conta desse time, que não foi para frente no esporte, mas que se orgulha muito pela história que tem, e devemos agradecer a eles, os pioneiros do futebol. Obrigado, Sheffield!

Títulos da equipe:

FA Amateur Cup: 1

Whitbread Trophy: 1

Yorkshire League – League Cup: 1

Yorkshire League – Division Two Champions: 1

Northern Counties East Football League – Division One: 2

Northern Counties East Football League – League Cup: 2

Shiffeld and Hallamshire Senior Cup: 5

O mais recente é o Sheffield and Hallamshire Senior Cup, conquistado na temporada 09/10.

Foto destaque: Divulgação/ Site Shiffeld FC

Daniel Soares
Daniel Soares
Daniel Soares, 20 anos, cursando jornalismo. Apaixonado por esportes, aos 16 anos viu que o jornalismo esportivo seria uma forma de estar no ramo. Tendo o estádio como segunda casa, tem a ambição de transmitir emoções e se expressar através do esporte. Instagram: danieel_sooares Twitter: @bdsoares10

Artigos Relacionados