Shandong Luneng x Shanghai Shenhua - Prognóstico da final da Copa da China

Nesta sexta-feira (1) acontece o primeiro jogo da final da Copa da China 2019. Entram em campo às 8h35 (horário de Brasília) Shandong Luneng x Shanghai Shenhua, no estádio Jinan Olympic Sports Center, em Jinan, na China. É a 10ª vez que o Luneng participa da final da China FA Cup após a profissionalização da liga. Das nove finais anteriores venceu cinco, sendo o maior campeão. Para a festa do torcedor ser ainda maior, o clube da casa disponibilizou 35 ônibus personalizados para os torcedores irem ao estádio apoiar o time. Os veículos serão enviados para a Estação Ferroviária Jinan, Estação Ferroviária Jinan West, Universidade Jinan, e cinco Hospitais Municipais: Hongjialou, Shimen, Xujiazhuang, Comunidade Tangcheng e Xiucheng. Os fãs poderão reservar seus lugares pelo aplicativo WeChat, espécie de WhatsApp.

Uma interessante curiosidade é que na primeira final da FA Cup entre essas equipes, em 1995, Li Xiaopeng, atual técnico do Luneng, tinha apenas 20 anos e jogava pelo Shandong, e marcou o segundo gol no Estádio Wutaishan, em Nanjing, ajudando o Jinan Taishan (antigo nome do Shandong Luneng) a derrotar o Shanghai Shenhua por 2 x 0 e conquistar o troféu do campeonato. Por outro lado, os visitantes, Blue Devils, foram finalistas seis vezes e lutarão pelo seu terceiro título da Copa, já que venceram em 1998 e 2017. O campeão garante vaga na Champions Ásia 2020. Para Shandong Luneng x Shanghai Shenhua, os dois times mais antigos da história do futebol na China, esta é uma revanche que espera 24 anos.

Shandong Luneng

Os donos da casa chegam a mais uma final e com sede de vitória, afinal, em 2018 o título não veio por conta do gol fora, já que empataram o primeiro jogo por 1 x 1 e também igualaram em sua casa, mas por 2 x 2, deixando o título com o Beijing Guoan. De acordo com os dados desta temporada, o Shandong Luneng está em vantagem. Nas 27 primeiras rodadas da Superliga marcou 48 gols contra 41 do Shenhua. Portanto, em termos de poder de ataque, Luneng parece ser mais forte. Já quando o assunto é gols sofridos, ponto local novamente. Os mandantes sofreram 31 gols, os visitantes 49.

No entanto, Liu Junshuai e Liu Yang estão suspensos desta primeira etapa da final da FA Cup, e Wang Dalei e o brasileiro Moisés provavelmente ausentes devido a lesão. A força do meio-campo foi reduzida. A julgar pela força estrangeira e principalmente pela capacidade de marcar, Luneng x Shenhua são iguais. Atualmente, os anfitriões contam com o italiano Graziano Pellé, o brasileiro Róger Guedes e o belga Fellaini Os objetivos da Superliga foram 15, nove e sete gols, respectivamente.

Shanghai Shenhua

Após caírem ano passado, voltam um ano depois para buscar manter a sina de vencer o rival na Copa da China. A equipe conta com um quarteto ofensivo estrangeiro forte, com o colombiano Giovanni Moreno, o sul-coreano Kim Shin-wook, o nigeriano Ighalo e o italiano El Shaarawy. Os três primeiros têm 11, nove e oito gols, respectivamente. Mas o italiano, por mais que tenha chegada recentemente, foi decisivo na semifinal quando marcou dois gols no Dalian Yifang, ambos golaços por cobertura, levando o time a final.

É claro que a fraqueza de Shenhua também é óbvia: a combinação de Zhu Chenjie e Jiang Shenglong na linha de defesa ainda é um pouco jovem, o que mostra, às vezes, certa insegurança em campo. No primeiro jogo da final, o Shenhua será baseado em um grande número de contra-ataques, principalmente no posicionamento da bola. Neste jogo, as duas equipes competem pela superioridade aérea em ambos os lados, ofensivo e defensivo, e também se tornará a maior atração.

Retrospecto

Não será simples o duelo, pois os dados mostram que Shandong Luneng x Shanghai Shenhua se encontraram seis vezes na FA Cup e o Shandong foi eliminado quatro vezes. Os dois times se enfrentaram na FA Cup nos últimos dois anos e o Shenhua riu no final. No entanto, de outro ponto de vista, desde que Li Xiaopeng assumiu o cargo, o Luneng nunca perdeu na FA Cup. Ele tem nove vitórias e três empates em 12 jogos. Nos últimos três anos (contando 2019), o Shenhua só venceu o Luneng uma vez, e foi justamente na Copa da China, no jogo de ida das quartas de final do torneio. Fizeram 3 x 1 na ida e empataram sem gols na volta. De lá cara cá foram mais sete jogos, sendo três vitórias do Shandong e quatro empates.

Aposta indicada

Com uma maior solidez defensiva, o Luneng é favorito na partida. O time está na 4ª colocação da Superliga Chinesa e eliminou Shanghai SIPG e Beijing Guoan em fases anteriores, visto que estas são os campeões do Campeonato Chinês e da Copa da China 2018, respectivamente. Além disso, as equipes que o Shandong bateu já estão garantidos na próxima Champions Ásia por estarem na 1ª e 3ª colocação do Chinês. Assim, a aposta indicada é uma vitória do Shandong Luneng, pagando 1,57 na Rivalo.

Odds: 1 (1,57) | x (3,90) | 2 (4,70)

Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados