Shamrock Rovers F.C. : o maior campeão Irlandês

- Recordista de títulos em seu país, Shamrock Rovers já foi salvo por sua torcida de ser extinto
shamrock rovers

A centenária história do Shamrock Rovers teve sua origem no século passado, mais propriamente no de 1900, em Ringsend. Contudo, por não fazer parte da elite do futebol, a equipe sofreu nos seus primeiros anos, ficando fora de combate por duas vezes. Entretanto, a equipe se reformou pela terceira vez na temporada 1920/1921 e apartir daí não parou mais. Assim, o Shamrock Rovers conseguiu uma rápida ascensão indo direto para a elite do futebol na Irlanda, onde se tornou o maior campeão do país.

CRIADO PARA VENCER

Logo em sua fase inicial, os Rovers conquistaram seus primeiros títulos, nos anos de 1905 e 1906. Fato, inclusive, que daria direito a equipe de disputar o principal campeonato do país na época. No entanto, a rápida ascensão do clube fez com que esta condição fosse impedida. Em seguida, após sete anos, o clube conquistou novamente a Leinster Junior League e a IFA Junior Cup no ano de 1914, confirmando assim que realmente tinha um DNA vencedor. Entretanto, mais uma vez o clube ficou afastado do mundo do futebol, e só voltaria a competir exatos sete anos depois.

TREVO DE TRÊS FOLHAS

Coincidência, ou não, a equipe de Dublin ressurgiu para o futebol pela terceira vez no ano de 1921. Fato que pode simplesmente ser atribuído ao seu emblema, que carrega o trevo de três folhas. Assim sendo, o fator sorte permaneceu agraciando o clube,  que conquistou logo de cara a Leinster Seniór na temporada 1921/1922. Além disso, o time chegou à fase final da Copa FAI, sendo derrotado para o St. James's Gate. Mesmo assim, o clube dispertou o interesse dos torcedores que indicaram que o time deveria atuar na elite da Liga Irlandesa.

17 DE AGOSTO DE 1922

Certamente o mês de agosto está marcado na história dos Hoops. A saber, no dia 17 de agosto de 1922 o comitê pediu a aprovação para que o Shamrock Rovers fizesse parte da Liga, e por fim o pedido foi recebido com sucesso. Desta maneira, o clube se organizou para sua primeira temporada de maneira um pouco inesperada e com alguns problemas, mas nada que parasse aquele que se se tornaria o maior do país.

A PRIMEIRA TEMPORADA

Por certo, a estreia do Shamrock Rovers na Liga da Irlanda não poderia ter sido melhor, tendo conquistado no final da competição o troféu de campeão. Mesmo não tendo conseguido manter a sequência nos anos seguintes, o título conquistado no ano de sua estreia na principal competição do país já indicava que este não seria mais um time neste campeonato.

INVICTOS EM 1925

Após o retorno de algumas peças importantes na temporada de estreia, o Shamrock Rovers fez novamente história na Liga da Irlanda. Em uma temporada fantástica para o memorial do clube, os Hoops conquistaram a League of Ireland Shield, a Leinster Senior Cup, a Copa FAI, além da sua segunda taça da Liga de forma invicta, ou seja, não tendo perdido nenhuma partida no campeonato inteiro.

JIMMY DUNNE

A base que foi muito vencedora em meados dos anos 20, contava com um grande atacante chamado Jimmy Dunne. Entretanto, o jogador saiu do clube em 1925, indo brilhar no futebol inglês com as camisas de Arsenal, Sheffield United e Southampton. Desta maneira, os donos do clube trouxeram o craque de volta no final dos anos 30. Com isso, a equipe que passava por momentos complicados dentro de campo se transformou, como da água para o vinho.

Como resultado,  a equipe que tinha Dunne como jogador e treinador ao mesmo tempo, conquistou dois títulos consecutivos da liga em 1937/38 e 1938/39. O Shield e a Leinster Senior Cup também foram conquistados em 1937/38.

Jimmy Dunne atacante multicampeão atuando pelo Shamrock Rovers. (foto: johnstreet.com)

 

PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Multicampeão em seu território local, os Rovers dominaram e chegaram ao topo do futebol irlandês nos anos 50. A saber, em 1956 a equipe pôs novamente seu nome na história. O clube participou pela primeira vez de uma competição internacional, sendo também o primeiro clube da terra dos duendes a fazer parte de tal torneio.

GLORIOSOS ANOS 60

Certamente os anos 60 foram muito especiais para o torcedor dos Hoops. Na década o clube conquistou por seis vezes seguidas a Copa Irlandesa confirmando sua hegemonia no país e se mostrando cada vez mais apto para representar a Irlanda nos torneios europeus.

DECLÍNIO DE QUASE DUAS DÉCADAS

Como tudo na vida, nada é para sempre, e foi assim que o Shamrock Rovers enfrentou um período sombrío de quase 20 anos. Em 1972, a família Cunningham vendeu sua participação aos irmãos Kilcoyne, relativamente desconhecidos. Os Kilcoynes pareciam desinteressados ​​em investir no Shamrock Rovers. O clube lutou por quase toda a década e Glenmalure Park caiu em um estado triste e lamentável.

A REDENÇÃO DO CAMPEÃO

A princípio, o início de uma nova década parecia trazer novos ares ao clube, porém, a temporada 1980/1981 bateu na trave com a perca do título para o rival. Mesmo assim, os Hoops caminhavam para um novo tempo. Tanto que, em 1983 o clube voltou a conquistar a Liga após 20 anos de seca.

Torcedores dos Rovers em partida pela Europa League. (foto:Peter taylor/ liberoguide)

TEMPOS DE INSTABILIDADE

Mesmo sendo o maior campeão local, o Shamrock Rovers viveu anos dificeis entre a temporada 1986/1987 e 1993/1994. Da sequencia de quatro título consecutivo da equipe ao seu próximo tíulo da Liga se passaram sete anos. Sendo que neste meio tempo a equipe brigou até mesmo para não cair para uma divisão de menor expressão.

CLUBE 400

Um grande time caminha bem com uma torcida gigante. É bem assim que pode se resumir a ligação do clube com seus fãs. Afinal, após diversos processos mal geridos por antigos donos do clube fez com que os Hoops ficassem seriamente individados. Desta maneira, um movimento organizados pelos amantes dos Rovers salvaram o clube de ser extinto.

O GIGANTE CAIU

Mesmo com todo esforço dos torcedores em manterem as melhores condições para a sequencia do clube o time não correspondia em campo. Como resultado, ao final da temporada de 2005 o clube disputava os playoffs para não cair de divisão. Por fim, os Rovers não tiveram sucesso diante do Dublin City FC e foram rebaixados para a Primeira Divisão.

O REI VOLTA AO TRONO

Após tempos dramáticos e de pouca autoestima, o Shamrock Rovers superou o descenso e conquistou por mais uma vez o posto de campeão da Liga em 2010. Em seguida, veio a dobradinha no ano de 2011, sendo este, inclusive, o último título da equipe até então do Campeonato Irlandês. Ademais, é preciso dizer que a temporada 2010/2011 foi memorável para os Rovers. Afinal, o time se qualificou para a fase de grupos da Europa League após vencer um duelo emocionante contra o Partizan.

UMA VEZ CAMPEÃO, SEMPRE…

Em suma, os anos posteriores não foram tão gloriosos assim. Entretanto, uma vitória ainda mais importante acontecia fora dos gramados. Depois de viver tempos de crise, principalmente financeiramente, os Hoops passaram por um processo de reestruturação e organização. Assim, o clube pensa e cuida das categorias de base, sendo de papel fundamental no futuro do clube.

FOTO DESTAQUE: SHAMROCKROVERS.IE

BetWarrior


Poliesportiva


Alan Martins
Alan Martins
Olá meu nome é Alan Martins de Almeida, de 26 de Junho de 1995. Neste dia nasci para Deus, minha familia e para o Futebol. Viver, torcer, assistir e comentar faz parte de quem Eu Sou . Agora compartilho um pouco desse amor para todos aqueles que assim como Eu , tem o #Futebolnaveia

    Artigos Relacionados

    Topo