Mesmo com o governo italiano autorizando a volta dos treinamentos dos clubes de futebol na última segunda-feira (4), as equipes menores da Itália tomaram um outro rumo. Sendo assim, a Serie C do país declarou o final da temporada 2019-2020. O acordo foi feito pelos times que disputam a terceira divisão do Calcio, e em consenso, decidiram pelo encerramento do campeonato. Dessa forma, Monza, Vicenza e Reggina, estão na Serie B da próxima temporada. Entretanto, nem tudo se definiu. Carpi e Bari brigam pela última vaga na segunda divisão e prometem levar a decisão aos tribunais.
Leia Mais:
PSG também entra na disputa por Lautaro Martínez
Fábio Macellari deseja retornar ao futebol após vícios
Newcastle quer a contratação de Koulibaly, do Napoli
Encerramento da Serie C
Devido a pandemia do novo Coronavírus, os clubes da terceira divisão da Itália decidiram de forma unânime nesta quinta-feira (7), pelo encerramento do campeonato na temporada 2019-20. Além disso, foi estabelecido que não haveria rebaixamento para a Serie D, e que os líderes de cada grupo da Serie C, herdaria uma vaga para a segunda divisão. Assim, Monza,clube de Silvio Berlusconi, Vicenza e Reggina já tem promoção garantida a Serie B.
https://twitter.com/LegaProOfficial/status/1258436678647189507?s=20
O atrito dos clubes pela última vaga
Geralmente, decisão da quarta e última vaga para a Serie B na Itália é feita via playoff. Entretanto, sem a possibilidade da realização de jogos, a liga decidiu por uma nova estratégia. Com isso, analisaram o ‘mérito esportivo' dos clubes restantes. Os organizadores planejam calcular a média de pontos por jogo de cada equipe e assim, definir o último classificado. No momento, o Carpi ficaria com essa vaga, pois possui 53 pontos em 26 jogos. Entretanto, a cúpula de Bari e Reggio Audace não gostaram da ideia.
Isso porque o Bari possui 60 pontos, em 30 jogos, enquanto o Reggio Audace tem 55 pontos, em 27 jogos. Calculando a classificação por média de pontos, colocaria o Carpi a frente dessas duas equipes. O presidente do Bari Luigi De Laurentiis, filho do mandatário do Napoli, Aurelio De Laurentiis, considera a decisão inaceitável, tendo em vista que nem todos os times jogaram o mesmo número de partidas.
Lega Pro verso sospensione campionato, De Laurentiis (SSC Bari): "Criterio media punti inaccettabile" – #Bari #Notizie https://t.co/Ig8EMKOa2X pic.twitter.com/pXodQUat2D
— Telebari (@Telebari) May 7, 2020
Confira a classificação da Serie C italiana
Foto destaque: Reprodução/Lega Pro/Twitter