Sérgio Echigo

Você já ouviu falar de Sérgio Echigo? Embora pouco falado, o ex-jogador foi o criador do elástico. Todavia esse mesmo drible ficou famoso nos pés de Roberto Rivelino, ídolo corintiano. Sérgio foi revelado pelo Sport Club Corinthians Paulista na década de 60 e jogou junto com Rivelino no time de aspirantes em meados de 1964. E foi exatamente em um treino da equipe que o nissei Sérgio Echigo fez o drible que logo encantou seu companheiro.

LEIA MAIS

  • Júbilo Iwata fez época em uma temporada de quebra de recordes
  • Conheça Yasuhito Endo, ídolo do Gamba Osaka
  • A Agonia de Doha

QUEM FOI SÉRGIO ECHIGO

Nissei (filho de japoneses), Sérgio nasceu em São Paulo no ano de 1945. Apesar de ter nascido no Brasil ele tem total ligação com a vida dos japoneses. Ainda foi inclusive super importante para a popularização do futebol no país asiático. Contudo iniciou sua vida no futebol em terras alvinegras, como já dito anteriormente foi revelado pelo Corinthians e conquistou o título de aspirantes em 1964. Em virtude de sua habilidade enorme, era titular da equipe ao lado de Roberto Rivelino.

Jogou pelo clube do Parque São Jorge de 1963 até 1965. Teve apenas algumas oportunidades no time principal, foram 13 partidas ao todo e nenhum gol marcado. Depois disso foi repassado ao Trespontano (MG), na sequência passou pelo Bragantino e pelo Paulista de Jundiaí. Por fim, encerrou sua carreira como jogador no país de sua família, no clube japonês Towa Fudosan atual Shonnan Bellmare. Echigo recebeu apoio da Coca-Cola para iniciar um projeto de aperfeiçoamento do futebol no Japão.

Sérgio Echigo
Sérgio Echigo

(Foto: Reprodução/ Terceiro Tempo)

O “ELÁSTICO”

No treino em que Riva viu a jogada já quis logo saber: “Que drible é esse, japonês?”. Não apenas perguntou como também aprendeu, e veja só, com o próprio criador daquele efeito com a bola. A princípio Sérgio que era um canhotinho super talentoso fazia de modo a passar o pé esquerdo sobre a bola e sair com ela pelo lado direito. Por outro lado o aperfeiçoamento de Rivelino fazia a bola rolar sobre os dedos do pé esquerdo e na sequência aplicava um corte mais longo do que o original.

Sérgio Echigo e Rivelino
Sérgio Echigo e Rivelino

(Foto: Reprodução/ Terceiro Tempo)

TÍTULOS E PRÊMIOS

COLETIVO

  • JSL Cup – 1973

INDIVIDUAL

De fato, Echigo não teve uma carreira muito brilhante ou tão importante quanto a de seu velho companheiro Rivelino. Mas ainda assim merece o reconhecimento pelo seu trabalho principalmente com o futebol no Japão. Ele sem dúvidas teve um papel importantíssimo com o esporte no país nipônico. Assim sendo, Sérgio Echigo foi quem criou esse drible tão bonito de se ver, o “elástico”, e também foi reconhecido com o prêmio Ordem do Sol Nascente pelo ótimo papel desempenhado no país de seus pais.

Foto destaque: Reprodução/ Arquivo Celso Unzelte

Avatar
João Miguel Mendonça de Freitas
Sou apaixonado por esportes e resolvi escolher o jornalismo por conta da proximidade que essa profissão me dá do esporte, gosto muito de trabalhar nos meios digitais também e isso me levou a gostar bastante de escrever em sites e blogs.

Artigos Relacionados