Seedorf

No Brasil é muito comum dirigentes e treinadores serem dispensados após uma campanha com resultados ruins. Da mesma forma aconteceu com o ex-jogador Clarense Seedorf. O técnico de Camarões foi demitido logo depois da má campanha na Copa Africana de Nações, onde os camaroneses foram eliminados nas oitavas, para a Nigéria. Juntamente com Seedorf, seu auxiliar Patrick Kluivert, também não faz mais parte da comissão técnica de Camarões. Essa decisão foi tomada após um pedido do Ministro dos esportes do país.

A seleção terminou a primeira fase do campeonato em segundo lugar no grupo F. Nas oitavas de final, a equipe perdeu por 3 x 2 para a Nigéria, e assim, se despediu da Copa Africana de Nações. Ao todo, Camarões só venceu um dos quatro jogos disputados no Egito. Segundo informação, o ministro dos Esportes, Narcisse Moulle Kombi insatisfeito com a campanha, teve papel decisivo junto à Federação de Futebol de Camarões, ao anunciar o desligamento de Seedorf, que tinha contrato assinado por quatro anos.

https://twitter.com/fifacom_fr/status/1151182258629414912

RETROSPECTO COMO TREINADOR E JOGADOR

No comando da equipe, Seedorf disputou 10 partidas; entretanto, venceu apenas três jogos, empatou outros três e perdeu quatro. O surinamês (naturalizado holandês) de 43 anos de idade, é inegavelmente reconhecido no mundo todo por uma carreira de muitos títulos pelo Ajax, Real Madrid, Milan e Botafogo. Apesar disso, como treinador, ele deixa muitas incógnitas. Seedorf teve breve passagem pelo Milan na temporada 2013/14. Como também pelo Shenzen FC, da China e o Deportivo La Coruña, em 2017/18. Neste último clube, o técnico acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Vale lembrar também que em 2021 Camarões sediará pela segunda vez a Copa Africana de Nações. O país foi o anfitrião na edição de 1972, vencida pela seleção de Congo. Além disso, ainda neste ano, a equipe disputará as eliminatórias da Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar.

Leonardo Duque
Oi, eu sou o Leo. Paulistano, locutor e estudante de Jornalismo. Apaixonado por futebol, me sinto à vontade para falar sobre tática, estratégias e todos os aspectos que deixam esse esporte inigualável. Sempre que tiver a oportunidade de me aproximar do futebol, seja qual for o meio, eu estarei lá. Ah, também sou fascinado pelo Hard rock setentista.

Artigos Relacionados