A 37º rodada da Scottish Premier League terminou nessa quarta-feira (09) com a definição dos dois classificados para a Liga Europa da temporada 2018/2019. Com isso, todas as vagas escocesas para as competições continentais estão definidas.
O Vice-líder, Aberdeen, precisava da vitória para garantir o vice-campeonato da competição. Com um Pittodrie Stadium lotado, a equipe do técnico Derek McInnes partiu para cima do adversário logo nos primeiros. Tanta pressão surtiu efeito. Logo aos 14 minutos, o meio campista McLean abriu o placar para os donos da casa, em um pênalti claro cometido por Alfredo Morelos.
O Rangers, que também precisava da vitória apertou o Aberdeen, mas só empatou aos 18 do segundo tempo com McCronie. A equipe de Glasgow, que terá Steven Gerrard no comando da equipe até que pressionou, mas não conseguiu a virada.
Com o resultado, as equipes precisavam torcer para um tropeço do Hibernian, que jogava fora de casa contra o sexto colocado, Hearts. E o tropeço veio da melhor forma possível. Os visitantes perderam por 2 x 1 e acabaram com qualquer chance de classificação para a próxima competição continental. Aberdeen e Rangers são os classificados para a próxima Liga Europa
Para fechar a rodada, o atual campeão Celtic, que já garantiu uma vaga na Liga do Campeões da Europa, não saiu de um empate sem gols em casa contra o Kilmanock.
Playouts
Na parte de baixo da tabela, a definição ficou para a última rodada.
O lanterna Ross County perdeu em casa para o Dundee FC por 1 x 0 e viu a sua situação se agravar, já que não pontuou na rodada.
A sorte do Ross foi que o vice lanterna, Partick, também perdeu de 1 x 0 para o Motherwell e deixou para a última rodada a definição de quem vai ser rebaixado diretamente, e quem disputara o playoff de rebaixamento.
A 38º e última rodada da Scottish Premier League acontece nesse fim de semana, com jogos do grupo de baixo da tabela no sábado (12). Já o grupo dos seis primeiros fecham o campeonato no domingo (13).