São paulino: cuidado com as frases de efeito e mantenha a calma

Após a derrota para o Atlético Nacional de Medellín, o São Paulo está virtualmente eliminado da Libertadores de 2016. Foram 48 dias de espera, muita ansiedade, que incluiu uma novela para a contratação de Maicon, e o time não correspondeu. Em pleno Morumbi perdeu para o time colombiano por 2×0 e tem tarefa dura na Colômbia semana que vem. 

Nessas horas é difícil segurar o nervosismo. Pois agora é hora de manter a calma, principalmente se você disse uma das frases abaixo:

– “Tem que mudar tudo, reformular todo o elenco”

– “Esse goleiro não presta, tem que ir embora logo”

– “Gasta 22 milhões pra trazer um zagueiro que ferrou o São Paulo na Libertadores”

– “Esse Bauza tem que ir embora, errou nas substituições”

– “Essa diretoria não presta”

– “Fulano é ruim demais, não presta pra jogar no São Paulo”

– “Vamos cair para Série B”

– “Nosso time é ruim demais”

Certo… por mais que saibamos que no futebol nada é impossível, é preciso entender que a classificação do Tricolor para a final da Libertadores é improvável. Mas dá para ver o copo meio cheio, pois sigo com uma ponta de otimismo para o futuro a médio prazo no Morumbi. Era difícil de imaginar que o São Paulo chegasse à semi-final da mais importante competição do continente, então é preciso dizer que este elenco superou suas expectativas. 

E para isso eu volto a 2004. Com um time comandado por Cuca, o São Paulo voltava para a Libertadores depois de 10 anos sem grandes aspirações e também chegou à semi-final. Outro time colombiano, o Once Caldas, eliminou o Tricolor do Morumbi. Mas o projeto foi mantido. Leão e Paulo Autuori também comandaram o banco de reservas, mas a espinha dorsal do time, além do esquema tático, permaneceu a mesma. O bom planejamento ajudou e conquistamos o tri da Libertadores e Mundial. 

Seremos tetra em 2017? Não é isso que estou dizendo, apenas gostaria que o clube evitasse uma revolução interna. Será difícil manter Ganso e Calleri para o ano que vem. O primeiro tem uma proposta do Sevilla e o segundo está à espera de uma contrato vindo da Europa para se transferir sem custos. O resto, exceto o goleiro, tem que ficar e precisa de apoio. Se o bom trabalho for mantido algo de bom pode acontecer. E você pode ajudar riscando as frases polêmicas do seu vocabulário. Lembre-se, foi atendendo a pedidos do torcedor que o São Paulo fez esse esforço tão grande para contratar Maicon em definitivo. 

TRIcoladas:

⚪. Maicon é a polêmica da vez. Foi do céu ao inferno e se transformou de grande contratação em malvado vilão. 22 milhões por um cartão? Não, este valor foi gasto para que o bom zagueiro permaneça no clube por 4 anos;

⚫. E ressalte-se duas coisas importantes. Maicon deu sopa para o azar ao arrumar confusão com Borja em frente ao árbitro, mas lembremos que para que haja um cartão vermelho como o dele é necessário que haja uma agressão. E isso NÃO aconteceu;

⚫. E na boa? Dênis foi mão leve no segundo gol, hein? O goleiro do Atlético tá dando sopa por lá. Talentoso que é, tem gabarito para ser dono da camisa 1 Tricolor. 

Carlos Garcia
Carlos Garcia é radialista e jornalista. Atualmente apresenta na Rádio Transamérica o programa Desperta, de segunda a sexta, as 5 da manhã. São paulino desde seu nascimento, em 1980, tem no futebol e no automobilismo duas de suas grandes paixões, além da música e procura valorizar sempre o lado bom das coisas.

Artigos Relacionados