São José Esporte Clube Feminino

Na coluna Rainhas da Bola dessa semana, contaremos a história de um grupo de meninas que revolucionaram o futebol feminino no Brasil. O único clube brasileiro da categoria tricampeão da Libertadores e com o Mundial de Clubes. São José Esporte Clube é uma tradicional equipe da cidade de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. A Águia do Vale, como é conhecida, se destaca por suas diversas conquistas e marcos dentro do futebol feminino.

https://twitter.com/saojoseecfem/status/1243551680026869761?s=20

HISTÓRIA: SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE FEMININO

Conhecido como uma das capitais do futebol feminino, a tradicional equipe da cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, foi fundada na década de 1980/ início da década de 1990, segundo o site oficial da Prefeitura da cidade. Mas, foi em meados de 2000, que o time começou a disputar os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Mostrando assim, a força da categoria na região e consequentemente conquistando os seus títulos e o mundo do futebol.

Contudo, foi em 2007 que o São José EC Feminino ficou ainda mais no centro das atenções. Isso foi causado graças a contratação que o clube fez na época. Ou seja, a atacante Cristiane, jogadora titular da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, ingressou na equipe destaque. Em seguida, a partir de meados de 2010, o time feminino ganhou mais alcance dentro do futebol nacional e internacional. Acrescentando em seu histórico conquistas como o Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e a vitória inédita do Mundial de Clubes, no Japão.

COPA DO MUNDO DE CLUBES

A Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes, é uma das conquistas que o time feminino traz em sua história. Conquistado em 2014, o clube é o único desse continente que alcançou esse título. As Meninas da Águia venceram o Arsenal, por 2 x 0, no estádio de Nishigaoka, em Tóquio, no Japão.  São José EC Feminino então surpreendeu. Na época, garantiu na defesa e selou a vitória com gols de Rosana e Gil. Levando assim, a taça para casa.

“É um título muito importante para a nossa cidade, mas principalmente para o futebol feminino brasileiro. Espero que os responsáveis pelo futebol feminino possam ver com mais respeito o que todos nós estamos fazendo. É uma modalidade que precisa ser valorizada e profissionalizada”, disse o técnico Adilson Galdino, na época da vitória.

TÍTULOS

Copa do Mundo de Clubes – 2014, Copa Libertadores da América – 2011, 2013 e 2014, Copa do Brasil – 2012 e 2013 e Campeonato Paulista – Série A1 – 2012, 2014 e 2015.

MENINAS DA ÁGUIA: DA BASE À SELEÇÃO

Toda a trajetória das atletas dentro do clube se eterniza além dos troféus e títulos conquistados. Em seus caminhos, elas acumulam inspiração por onde passam. Exemplo disso, foi a exposição que enfatizou as vitórias que as jogadoras alcançaram durante toda a construção dentro do futebol feminino do clube.

Meninas da Águia: da Base à Seleção, retratou através de troféus, medalhas, camisas e fotos, toda a trajetória da equipe joseense. O tema escolhido foi a representatividade que as jogadoras alcançaram com o excelente trabalho dentro de campo com o time. Isso, levando algumas até para a Seleção Brasileira. A exposição aconteceu em 2019 e segundo os organizadores do evento, foi mais uma conquista e marco para o futebol feminino tanto para a cidade como em âmbito nacional e internacional.

“O futebol feminino está vivendo um momento mágico e essa exposição é uma forma de valorizar a história do time que é repleta de títulos e conquistas, além de homenagear todos que fizeram e fazem parte dessa linda trajetória”, disse a coordenadora da equipe Renata Ferreira, na época.

ATUALMENTE: SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE FEMININO

Agora, o clube junto aos demais times do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, receberam a liberação para a preparação do retorno dos treinos presenciais. Lembrando, que a abertura do campeonato está prevista para a segunda quinzena de agosto. Contudo, será necessário realizar a testagem de COVID-19 conforme recomendações governamentais.

Por fim, São José EC Feminino, até o momento, está no 11º lugar no Campeonato Brasileiro Feminino A1 2020, com 2 vitórias e 3 derrotas somando 6 pontos na classificação.

 

Foto Destaque: Reprodução/Acervo Museus de Esportes SJC

Amanda Scarlatt
Amo poder ter o jornalismo como a minha maneira de expressão. Sou apaixonada pelo meio digital e tudo que podemos construir nele na comunicação. Acredito fielmente na essência de uma boa matéria jornalística: a investigação. Afinal, independente da sua editoria e formato, o jornalismo pode mudar vidas. Enfim, VIVA O JORNALISMO!

Artigos Relacionados