Santos e Palmeiras se enfrentam no Pacaembu nesta quinta-feira, às 20h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto deve representar a busca pela volta triunfal para os dois clubes, que terminaram em baixa seus jogos antes da pausa para a Copa do Mundo, com apenas uma vitória de cada lado nas últimas três partidas pelo Brasileirão.
Apesar de resultados semelhantes, a situação das equipes é bem diferente e ambos voltam com forças teoricamente desproporcionais, principalmente por conta dos amistosos realizados nas últimas semanas, o que não pode ser usado para confirmar o placar de um clássico tão histórico.
Santos
Em mais uma temporada turbulenta, o Peixe volta a deixar seu gráfico de desempenho de forma ondulada. Antes de perdeu para o Internacional em uma de suas piores performances no campeonato. Mesmo assim demonstrava uma melhora gradual antes do mundial de seleções, o que não se confirmou em seus amistosos no México.
Para aquecer antes da volta oficial, o alvinegro foi à América do Norte com a missão de superar dois adversários locais, mas foi derrotado por 1 x 0 pelo Monterrey e empatou com o Querétaro, sem alterar o placar inicial do jogo. Agora o clube busca se livrar, novamente, das proximidades do Z4.
O Santos ainda jogará sem Diego Pituca, que está suspenso, e Daniel Guedes, que está se recuperando de uma virose. Bruno Henrique, Alison, Dodô e David Braz estão pendurados e devem jogar com mais cautela.
Penúltimo treino antes de retornar aos gramados. Tamo chegando, Pacaembu! #AquiÉSantos #VemProPaca pic.twitter.com/fBJHDKrZNx
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) July 18, 2018
Provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Jean Mota e Rodrygo; Gabigol, Eduardo Sasha e Bruno Henrique. Técnico: Jair Ventura.
Palmeiras
O Alviverde também volta de resultados instáveis antes da pausa para o mundial de seleções. Diferente de seu próximo adversário, pontuou em seus últimos três confrontos pelo Brasileirão, mas venceu apenas uma das partidas, quando dominou o Grêmio e superou a equipe gaúcha por 2 x 0. Atualmente o time ocupa a última posição que garante vaga para a pré-Libertadores.
Os compromissos extracurriculares foram animadores para a torcida que pôde assistir um time sólido e que não sofreu gols em nenhum de seus três amistosos. Além de uma defesa perfeita, o ataque balançou as redes dez vezes nesse período, confirmando duas vitórias por 2 x 0 contra o Club Deportivo Árabe Unido e o Independiente Medellín, e um massacre de 6 x 0 contra a Liga Alajuelense.
A grande preocupação de Roger Machado são os desfalques do Verdão. Sem Jaílson, Moisés, Dudu e Luan – todos suspensos – e Guerra e Borja, lesionados, o técnico deve apostar em nomes não tão usados durante a temporada, principalmente por ainda correr o risco de perder William e Lucas Lima, que estão pendurados.
https://twitter.com/Palmeiras/status/1019285410621648896?s=19
Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Hyoran; Willian. Técnico: Roger Machado.
Retrospecto
As equipes já se enfrentaram 322 vezes, com 135 vitórias do Palmeiras contra 104 do Santos, além de 83 empates. O time alviverde já balançou as redes 549 vezes e sofreu 466 gols. Nos últimos três jogos (Paulista 2018), os placares foram assim:
- Palmeiras 1 x 2 (5 x 3 Pen.) Santos – 27/3/2018 – Paulista 2018
- Santos 0 x 1 Palmeiras – 24/3/2018 – Paulista 2018
- Palmeiras 2 x 1 Santos – 4/2/2018 – Paulista 2018