Santos Depressivo FC irá demonstrar seu futebol na Escandinávia

- Conheça o projeto social que visa montar uma equipe para disputar campeonatos na Europa
Depressivo

Conheça o projeto social organizado por Guilherme Giannini Rodrigues, dono da página Santos Depressivo, que originou o Santos Depressivo FC. Assim como, se trata de uma iniciativa que visa dar uma oportunidade de vivência esportiva jamais vivida pela maioria dos atletas, proporcionar um intercâmbio social e esportivo e, como consequência, oferecer oportunidade para jovens que ainda não tiveram chance de se tornarem profissionais.

GUILHERME GIANNINI

De antemão, é um jovem de 24 anos que nasceu e cresceu na capital paulista. Assim, sempre foi apaixonado pelo Santos. Portanto, desde pequeno conviveu com seu pai e familiares santistas. Com isso, tudo começou a ganhar mais proporções em 2004, após o título do Campeonato Brasileiro. Além disso, demonstra seu amor  através de suas postagens nas redes sociais, onde o mesmo vai para vários cantos do Brasil e da América do Sul acompanhar o Peixe.

O jovem é formado em Publicidade e Propaganda na ESPM e pós-graduado em Gestão e Marketing Esportivo, pela Trevisan. Com isso, usando todo o conhecimento em sua vida acadêmica, o jovem tenta agregar ao projeto em busca de viabilizá-lo para mais jovens. Além disso, busca a ajuda de patrocinadores.

SANTOS DEPRESSIVO

Antes de tudo, a página do Santos Depressivo surgiu em 2012 no Facebook, com uma “brincadeira”. A princípio, a intenção era fazer “meme”, coisas que pudessem divertir o torcedor santista. Com isso, em 2015, a Santos Depressivo entrou no Instagram, onde aconteceu o grande “bommm”, pois em menos de seis anos chegou a mais de 130 mil seguidores. Além disso, também existe o canal do Santos Depressivo no YouTube, que conta com mais de 80 mil inscritos. No Facebook são cerca de 100 mil seguidores.

Com isso, após grande visibilidade em pouco tempo, a Santos Depressivo acabou ganhando altas proporções. Além disso, hoje, somando todas as redes sociais, já passa de 300 mil seguidores.

PROJETO ESCANDINÁVIA

Primeiramente, o projeto começou através da iniciativa do Guilherme Giannini, dono da página Santos Depressivo e apaixonado pelo Santos Futebol Clube. Com isso, ele está aberto a todos que tiverem interesse em participar e quem sabe se tornar um atleta profissional, como o zagueiro Alex Nascimento, que está na equipe profissional do Santos e disputou a competição em 2008, se consagrando campeão.

Com isso, Guilherme começou a montar uma comissão técnica que está integrada por Guilherme Telles, que atua como um treinador geral da equipe e aplica os treinos. Ele já disputou cinco vezes na competição, algumas como jogador e outras já na comissão de outras equipes. Além disso, existem outras pessoas envolvidas.

Primeiramente, em entrevista exclusiva ao Futebol na Veia, Guilherme contou de onde surgiu a iniciativa:

“Primeiramente, tudo começou na época da pandemia, quando não tinha futebol e nem jogos com torcida. Com isso, estive pensando em algo inovador, e lembrei na infância quando muitos amigos iam jogar futebol na Europa. E aí veio a ideia de montar um time da página, com torcedores e quem sabe ajudar jovens talentos a realizar seus sonhos”.

E quem pode ir para essa viagem?

“Molecada de 2002 até 2005, porque sendo mais novo que isso é mais complicado, pelo fato de que requer um pouco mais de responsabilidade. Por ser o primeiro projeto preferimos focar nessa faixa etária.”

GABRIEL ALVES, CAMPEÃO DA DANA CUP

De antemão, Gabriel Alves atuava pelo São Bento quando recebeu um convite para disputar os campeonatos Gothia, Dana, Norway e Sandar Cup na Europa. Com isso, o jovem de 22 anos venceu a Dana Cup em 2015, quando ainda tinha 16 anos, jogando pelo Pequeninos do Jockey. Logo após a viagem, ficou mais dois anos e meio no São Bento e se transferiu para o Capivariano, onde ficou um ano.

Portanto, logo chegou no Água Santa, onde atuou pelo profissional na Copa Paulista e depois a Copinha no ano seguinte. Com isso, em janeiro, o jovem irá jogar e estudar em uma universidade nos Estados Unidos, com tudo pago. Além disso, o jogador vai disputar a liga NCAA, que é a melhor liga universitária do país.

https://twitter.com/Info_Santos_FC/status/1337836225030483969?s=20

Em outras palavras, Gabriel contou com exclusividade ao Futebol na Veia, como foi sua passagem pelos campeonatos europeus:

O que esta experiência na Europa mais agregou na sua vida?

“A viagem para disputar os campeonatos na Europa me deu maturidade, mostrou que o futebol europeu está muito mais evoluído em questão de estrutura, questões táticas dos times que disputam, etc.”

Quais são os níveis das competições?

“Dana Cup e Norway Cup são campeonatos nível profissional, apenas campos bons, arbitragens que apitam jogos de profissionais, torcidas em todos os jogos, bola boa e uma organização impecável”.

Teve algo que chamou sua atenção durante o campeonato? 

“O que mais me impressionou foi o quão bem os brasileiros são recebidos e respeitados. Todos os times entram mais focados quando é contra os brasileiros pois sabem que, para eles, será uma partida difícil. Os campeonatos são muito organizados, assim como as equipes e o staff. As partidas, como falei, são difíceis pois os jogadores desde cedo na Europa já respeitam muito taticamente. São muito melhores que os brasileiros em questão disso. Dessa forma, todo jogo é uma final!”

Você acha que este campeonato ajudará jovens jogadores?

‘Claro, recomendo de olho fechado para qualquer futebolista e atleta que deseja ganhar experiência e maturidade para o seu futuro como pessoa e no futebol. Você conhecerá novas culturas, novos estilos de jogar o futebol, a sensação de jogar uma partida a nível profissional em ótimos gramados e estádios alucinantes.”

Qual seria o seu recado para os garotos do Santos Depressivo FC?

“A dica que eu tenho para os jovens garotos do Santos Depressivo é que agarrem essa oportunidade de poder estar competindo na Europa. Será uma oportunidade única onde você será visto por muitos clubes de fora, muitos empresários vão presenciar os campeonatos. Além disso, será uma viagem extraordinária para o desenvolvimento pessoal e nos gramados. Estejam preparados, bem alimentados e sempre permaneçam na postura de time grande lá fora, pois a primeira impressão é a que fica.”

DANA CUP

Primeiramente, a Dana Cup começou em 1984, na cidade de Frederikshavn. Assim, em 2021, será realizada a 38ª edição. Além disso, é uma das maiores competições de futebol do mundo, que acontece na cidade de Hjørring, na Jutlândia do Norte, na Dinamarca. Com isso, em 2008, houve mais de 25 mil participantes (jogadores, treinadores e árbitros) de todo o mundo. Segundo os organizadores, é o maior torneio de futebol do mundo, por ser a competição com o maior número de países.

Portanto, na primeira fase do jogo, os duelos são disputados no formato fase de grupos com quatro ou cinco times. Dessa forma, com base em seus resultados na primeira fase, as equipes avançam para as chaves finais ‘A' ou ‘B', onde os jogos são disputados em formato eliminatório.

NORWAY CUP

Antes de tudo, a Norway Cup é o maior torneio de futebol do mundo para crianças e jovens de 10 a 19 anos. Foi criado em 1972 com 420 times e 8.400 participantes. A competição é organizada pela Bækkelagets Sportklub, tendo Tony Isaksen como secretário-geral. Com isso, em 2016, atingiram o recorde histórico de 2.199 times participando da Copa da Noruega. Além disso, foram disputados cerca de seis mil jogos durante o torneio em 2016. Em 1979, a Norway Cup recebeu a visita da Seleção Paulista Pequeninos. Acima de tudo, a equipe era formada por crianças de favelas da cidade de São Paulo.

Ao longo dos anos, participaram participantes, jogadores e árbitros de 127 nações. Com isso, mais de 2800 membros são voluntários durante a Norway Cup. Isso equivale a mais de 60 mil horas de voluntariado a cada ano. Portanto, tem o objetivo de tornar esta maravilhosa festa de futebol inesquecível em Oslo. Posteriormente, vários jogadores que participaram da Norway Cup se tornaram jogadores de futebol. Dessa forma, alguns deles sendo Erik Mykland, John Carew e Steffen Iversen, com destaque para Ole Gunnar Solskjær, atual técnico do Manchester United.

TREINAMENTO

De antemão, o primeiro treino do Santos Depressivo FC aconteceu no América Esporte, na Alameda Roraima, 1331, em Osasco. Com isso, estiveram presentes mais de 70 jovens nascidos entre 2002 e 2005, com o objetivo de competir internacionalmente e, quem sabe, se tornar jogador profissional de futebol.

De antemão, Guilherme Telles, um dos membros da comissão técnica, que já disputou o campeonato cinco vezes, deu uma entrevista com exclusividade ao Futebol na Veia:

De que forma sua experiência por já ter jogado pode ajudar a equipe?

“Por eu já ter ido cinco vezes irei ajudar tanto dentro como fora de campo, no chaveamento, centros esportivos, localização e muito mais. Pelo fato de conhecer as principais equipes de lá e saber basicamente quais são as mais fortes, isso deve ajudar pois eu já conheço as duas equipes”.

Qual a diferença de postura da sua primeira para a última viagem?

“Eu já tive a mesma sensação que eles terão na primeira viagem. Quando eu fui, não sabia direito onde eu estava “pisando”, e a minha quinta vez eu já sabia a estrutura, onde ir e como me comportar. Cada viagem tem a sua peculiaridade e espero com a minha vivência destes campeonatos poder ajudar cada um destes garotos”.

PARCEIROS

Primeiramente, o projeto social ainda busca parcerias para conseguir levar mais garotos para a Escandinávia ou ajuda de outras formas para o projeto. Com isso, até o momento, a iniciativa tem a ajuda da empresa Ágil Copiadoras, a maior rede de Gráficas Rápidas do Brasil, como fornecedora de material esportivo para os treinamentos, que tem Fábio Conde como sócio da empresa, um grande santista.

https://twitter.com/SDFCoficial/status/1347259561208647680?s=08

SPORTZ

Além disso, a empresa Sportz será responsável por toda a logística na Escandinávia. Além disso, é uma agência de intercâmbio esportivo, que realiza viagens com atividades esportivas ou de ensino dentro das mais variadas opções e destinos: clínicas, torneios, curso de idiomas ou High School com prática esportiva, bolsas esportivas em universidades norte-americanas e muito mais.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

No entanto, o Santos Futebol Clube, até o momento, não tem nenhum envolvimento com o projeto. Contudo, o atual presidente Orlando Rollo já está ciente do projeto. Com isso, em breve, o projeto deverá ser apresentado ao novo mandatário do Peixe, Andrés Rueda, que foi eleito no início de dezembro de 2020.

COMISSÃO TÉCNICA

COMO PARTICIPAR?

Primeiramente, para participar do projeto necessita-se o jogador ter nascido entre 2002 e 2005. No entanto, os jovens que não forem dessa faixa etária podem entrar em contato para obter mais informações. Com isso, os treinos com os jovens participantes devem voltar em janeiro de 2021.

CONTATO:

Foto Destaque: Divulgação/Fabio Shimohiro

Alef Sousa
Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados

Topo