Santiago Bernabéu: jogador, soldado e empresário

- Uma história de dedicação única e exclusiva ao Real Madrid
Santiago Bernabéu

Muito mais que o nome de um dos estádios famosos no mundo. Além de ser a nomenclatura da casa do Real Madrid, Santiago Bernabéu também foi jogador do clube madrilenho desde as categorias de base, onde dedicou toda sua carreira. Além disso atuou como como empresário e chegou a servir ao exército durante a Guerra Civil Espanhola.

Bernabéu, o Jogador

Santiago Bernabéu Yeste nasceu em Almansa, Espanha, no dia 8 de junho de 1895. Aos 14 anos mudou-se para Madri e passou a ingressar nas categorias de base da equipe merengue. Dessa forma, ainda muito novo, aos 17 anos, Bernabéu foi promovido para a o time profissional. Ali fez história, atuando como atacante e capitão. Além disso, não atuou em nenhum outro clube que não fosse o Real desde 1909.

Bernabéu pelo Real (Foto: Real Madrid)

No período em que defendeu as cores do time galáticos, não chegou a ganhar títulos. No entanto, o ex-jogador marcou um total de 200 gols. Dessa forma, resolveu encerrar a sua carreira em 1927. O mesmo continuou trabalhando na equipe como dirigente até 1935, porque no ano seguinte, passaria a servir a pátria na Guerra Civil Espanhola.

Bernabéu, o Soldado

Em 1936, estourou a Guerra Civil Espanhola, que começou no confronto entre forças nacionalistas fascistas e comunistas, que passaram a disputar o poder na década de 1930. Foi nessa ocasião onde Bernabéu lutou sob o comando do General Agustín Muñoz Grandes, nas forças nacionalistas de Francisco Franco. Além disso, acabou lutando na campanha de Catalunha. Enquanto isso, em 1939, quando finalmente a guerra terminou, acabou tornando-se o vencedor do confronto civil, assumindo o comando do país.

Bernabéu, o Empresário

Após o término da Guerra Civil, o Real Madrid ficou totalmente desestruturado a ponto de quase decretar a falência. Durante o período da guerra no país, vários dirigentes e funcionários do clube morreram ou simplesmente fugiram. Até os troféus das conquistas do time de Madri foram roubados. Ainda, para piorar a situação, o Real não recebia nenhuma ajuda do governo e se viu praticamente sem recursos para tentar se reerguer.

Foi quando Santiago Bernabéu entrou em ação e começou a trabalhar duro para poder reestruturar a equipe madrilenha. O ex-jogador começou a entrar em contato com vários ex-dirigentes e ex-jogadores do clube, que sobreviveram à guerra, para ajudar na reestruturação do time. Chegou a conseguir alguns jogadores para a retomada do clube, porém ainda estava com as finanças muito abaixo do esperado.

Santiago já como presidente do clube. (Foto: Real Madrid)

Bernabéu, o Presidente

Em 1943, em uma partida contra o Barcelona, seu maior rival, houve um terrível confronto entre as torcidas. Por conta deste fato lamentável, o governo obrigou que os presidentes dos dois times fossem obrigados a deixar o cargo. No Real Madrid, saiu o presidente Antonio Santos Peralba. Depois, Bernabéu foi eleito o novo presidente do clube, onde ficou até o dia da sua morte, em 2 de junho de 1978, aos 82 anos.

Ainda nessa época, o Real Madrid estava muito abaixo da estrutura de clubes como Barcelona e Athletic Bilbao. Assim, Bernabéu começou a reerguer aos poucos todos os setores do clube e construiu um estádio que foi considerado como o maior da época – que futuramente passaria a ter o seu nome -. Durante a reestruturação da equipe de Madrid, jogadores importantes daquela época passaram pelo time, como Molowny, Muñoz, Di Stéfano, Gento, Rial, Santamaría, Kopa, Puskás, Amancio, Pirri, Netzer, Santillana, Juanito, Camacho, del Bosque e muitos outros.

Em 1955, Bernabéu, juntamente com Gustav Sebes, criaram um torneio com base na Copa Latino. Este teve sucesso durante alguns anos, e se tornou hoje na Liga dos Campeões, agora administrado pela UEFA. Como presidente do Real, conquistou muitos títulos como: a Taça Intercontinental, seis Copas da Europa, 16 Campeonatos Espanhóis  e seis Copas da Espanha. E com isso, depois de anos de muito trabalho, conseguiu deixar a equipe galática em outro patamar. Após o seu falecimento, em 1978, o estádio ganhou o seu nome, em sua homenagem. Hoje, o Estádio Santiago Bernabéu é considerado um dos mais famosos do mundo.

Foto de destaque: Reprodução/realmadrid.com 

BetWarrior


Poliesportiva


Daiane Ribeiro
Daiane Ribeiro
Meu nome é Daiane, tenho 31 anos, moro na zona leste de São Paulo. Sou formada em Jornalismo pela Universidade Paulista  (UNIP), e são-paulina de coração. Amo esportes, livros, CSI e gatos. Já escrevi para sites esportivos como Radar da Bola e Esportudo. Pretendo seguir no jornalismo esportivo como também cursar uma pós-graduação em Perícia Criminal, que é uma área na qual sou apaixonada.

    Artigos Relacionados

    Topo