A CBF anunciou nesta sexta-feira (26), após o arbitral da Série C, a tabela da competição. Assim, ainda sem datas exatas, o Santa Cruz irá estrear contra o Manaus entre os dias 29 e 31 de maio, fora de casa, e encerra a 1ª fase contra o Botafogo-PB no Arruda, no dia 26 de setembro. Desse modo, a Cobra-Coral tenta sair da 3ª divisão desde 2018, e esse é o principal objetivo para a temporada.

Assim, a campeonato segue o mesmo formato definido em 2020. Sendo assim, dividido em dois grupos com 10 clubes cada. Dessa forma,  geralmente os agrupamentos são organizados por região, ficando os times do Norte e Nordeste em um lado, enquanto os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste no outro. Contudo, como os clubes mais ao norte são em minoria, dois times do Sudeste estão compondo o grupo com eles. Desse modo, os elencos se enfrentam dentro do grupo.

Sendo assim, ao fim das 18 rodadas, os quatro melhores de cada grupo avançam de fase. Formando mais dois quadrangulares, em que os times se enfrentarão em ida e volta. Ou seja, mais seis partidas. Ao final dessa 2ª fase, os dois melhores da cada grupo estarão na Série B de 2022. Por fim, os dois líderes dos grupos avançarão para a final, também em ida e volta. Confira os grupos:

Grupo A

Altos-PI
Botafogo-PB
Ferroviário-CE
Floresta-CE
Jacuipense-BA
Manaus-AM
Paysandu-PA
Santa Cruz-PE
Tombense-MG
Volta Redonda-RJ

Grupo B

Botafogo-SP
Criciúma-SC
Figueirense-SC
Ituano-SP
Mirassol-SP
Novorizontino-SP
Oeste-SP
Paraná-PR
São José-RS
Ypiranga-RS

Bem como, o Santa vai reeditar os confrontos com Paysandu, Manaus, Ferroviário, Jacuipense, e Botafogo-PB, times esses que estiveram no mesmo grupo em 2020. Por outro lado, as novidades são o Altos-PI e o Floresta-CE que subiram da Série D no ano passado, além de Volta Redonda e Tombense que estavam no outro grupo em 2020.

Foto destaque: Divulgação/Aldo Carneiro 

Avatar
Ayrton Niño
Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.