Santa Cruz

Após perder mais uma vez na Série C, desta vez para a equipe do Tombense-MG, o Santa Cruz repete 2008 e chega ao seu 8º jogo sem vencer na competição. Desta forma, naquela oportunidade o Tricolor do Arruda acabou sendo “rebaixado” para a Série D de 2009. E dessa vez o clube tenta não repetir o passado, mas a realidade é muito dura.

SANTA CRUZ EM 2008

A princípio, o ano não começou muito bem pelas bandas do Arruda. O Santa Cruz ficou apenas em 7º colocado no Campeonato Pernambucano daquele ano. Ainda mais, caiu na 1ª fase da Copa do Brasil para o FastAM. Na sequência, iniciou sua jornada na Série C. A Cobra-Coral iniciou a competição no Grupo 5, juntamente com Campinense, Central e Potiguar. Assim, o objetivo mínimo do clube era chegar até a 3ª fase da competição.

Até aquele momento a 3ª divisão era a última divisão nacional. Porém, já estava definido que em 2009 iniciaria a Série D. Dessa forma, haveria um enxugamento da Série C de 64 clubes para apenas 20. Portanto, o clube sabia que não poderia cair nas duas primeiras fases. Apenas quatro times que caíram na 2ª fase permaneceram na mesma série (Sampaio Correa, Icasa, Caxias e América-MG).

Dessa maneira, o Santa Cruz conseguiu passar da 1ª fase na 2ª colocação, com oito pontos, apenas um ponto na frente do Potiguar. Campinense acabou na liderança. Após ter vencido o Potiguar na 4ª rodada, o Tricolor empatou os dois últimos jogos da fase.

Logo depois, o Santa Cruz integrou o Grupo 19, novamente com o Campinense e agora junto ao Salgueiro e Icasa. Contudo, aconteceu o que mais queria se evitar. O time do Arruda não venceu nessa fase, empatou quatro jogos e perdeu dois. Assim somou oito jogos sem vencer e se viu rebaixado para a última divisão, que teria que conquistar a vaga via estadual de 2009.

2008 x 2021

A princípio, a atual sequência negativa consegue ser ainda pior do que a de 2008. Enquanto que 13 anos atrás, o Santa Cruz teve cinco empates e três derrotas, em 2021, o clube vai em cinco derrotas e três empates.

Essas são as duas piores sequências negativas do Santa Cruz na Série C. O clube está disputando a sua 7ª edição dessa competição. No próximo sábado (24), o time tentará não piorar o seu retrospecto. Enfrentará o Botafogo-PB, em João Pessoa. Essa partida encerrará o 1º turno.

Caso não vença a equipe paraibana, o Santa Cruz precisará de uma campanha de recuperação quase sem precedentes. Geralmente, 21 pontos é uma cota mínima para evitar o rebaixamento. Dessa forma, tomando por consideração a atual pontuação (três pontos), o time teria que ao menos vencer seis das partidas restantes.

Foto destaque: Divulgação/Arquivo Coral 

Ayrton Niño
Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.