Na noite desta quinta-feira (16), a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), divulgou em seu portal a tabela com datas e horários dos jogos do Campeonato Pernambucano 2022. Dessa forma, a torcida Coral conheceu a ordem dos confrontos do Santa Cruz no certame local.

A história do Santa Cruz no Pernambucano

Primeiramente, são 29 títulos estaduais da Cobra Coral, sendo o segundo maior campeão da competição, atrás apenas do seu maior rival, Sport, com 42 conquistas. Por outro lado, o Tricolor foi o maior campeão da última década, com cinco títulos em seis anos (2011, 2012, 2013, 2015, 2016).

Santa Cruz x Náutico

Conhecido como o Clássico das Emoções, o duelo contra o Timbu possui 104 anos de rivalidade. Ao longo dos 530 confrontos entre as duas equipes, foram 203 vitórias do Santa, 171 do Náutico, além de 156 empates. Assim, em 2022, se enfrentarão na última rodada da primeira fase, dia 16 de Março, no Arruda.

Santa Cruz x Sport

O Clássico das Multidões, das duas maiores torcidas e de maior rivalidade do estado é disputado desde 1916, com 563 partidas. Foram 234 vitórias do Sport, 169 do Santa e 160 empates.

O duelo ficou marcado recentemente pelo fato de, em 2011, o Santa Cruz evitar o hexa estadual do Sport, e de quebra ser tricampeão frente ao rival. No próximo Estadual, o clássico será realizado na 7ª rodada, dia 5 de março, na Ilha do Retiro.

Confrontos contra os caçulas e o Ibis

Principalmente, a grande atração de 2022 no Pernambucano será o retorno do Ibis à elite do estado. Diante do Santa Cruz, o confronto com o Pássaro Preto, conhecido como O Pior Time do Mundo, será na 3ª rodada, dia 5 de março, no Arruda.

Além disso, o futebol de Pernambuco conta com algumas novas potências emergentes, como Afogados, Caruaru City e Retrô que, juntos, não possuem a idade do Salgueiro, o quarto mais novo, com 15 anos como profissional. Respectivamente, o Santa enfrenta a Coruja do Sertão, na 1ª rodada, no Arruda, o City na 3ª, em Caruaru e a Fênix na 5ª, com mando Coral.

Confrontos contra os tradicionais do interior

Por fim, Salgueiro, Vera Cruz e Sete de Setembro, clubes de maior tradição do interior, também participam do certame. Assim, representam, na sequência, Sertão, Zona da Mata e Agreste pernambucano.

Contra o Carcará, o Santa vai viajar até Salgueiro, na 4ª rodada, dia 9 de março, na 6ª rodada, recebe o seu xará das Tabocas, e, na 8ª rodada vai até o Gigante do Agreste, em Garanhuns, enfrentar o Verdão Setembrino.

 

Foto destaque: Reprodução/FPF

Payciúma Luiz
23 anos vividos do jeito que dá. Estudante de Jornalismo e setorista do Santa Cruz aqui neste recinto.