Samurais Blue e Socceroos se enfrentando.

As partidas entre o Japão e Austrália criaram uma infinidade de momentos memoráveis, fazendo com que pela primeira vez em nossa história, fosse construída uma verdadeira rivalidade internacional para ambos os lados. Tudo começou durante a Copa do Mundo de 2006 com a impressionante vitória dos australianos. Considerada a maior rivalidade futebolística da Ásia, Samurais Blue e Socceroos protagonizaram confrontos importantes, que foram essenciais para a criação desse antagonismo.

Início da rivalidade

A primeira partida entre as federações foi disputada ainda em 1956, com vitória por 2 x 0 para os australianos. Alguns amistosos e jogos aconteceram até 2001, quando se encontraram para disputar a semifinal da Copa das Confederações, onde Japão saiu vencedor por 1 x 0.

https://www.instagram.com/p/BmM_ZZonjod/

Mas, somente após a Copa do Mundo de 2006 que a rivalidade deu início. Ainda na fase de grupos do mundial, o jogo era considerado de vida ou morte pelas duas partes, pois precisavam da classificação. Apesar de ter sido um jogo equilibrado, os Samurais Blue saíram na frente aos 26’ com Nakamura. Ao decorrer da partida, o Japão se perdeu, mas tentava manter o placar. Enquanto isso, os australianos buscavam intensivamente um gol.

Ao final do confronto, os japoneses foram surpreendidos, quando Tim Cahill salvou a Austrália, marcando dois gols inesquecíveis. O ex-jogador, que atuava como meia, conseguiu o empate aos 39’ do segundo tempo e, logo em seguida virou o jogo. Já nos acréscimos, Aloisi ampliou a incrível vitória para 3 x 1 deixando o time comandado por Zico com o gosto amargo da derrota.

https://twitter.com/FIFAWorldCup/status/1202870369901858817?s=20

 Confrontos marcantes

O Japão conseguiu se vingar em 2007, ao tirar os Socceroos da Copa da Ásia, nas quartas de final. Apesar do jogo ter finalizado 1 x 1, os japoneses levaram a melhor na disputa por pênaltis. A partir disso, toda vez que as duas federações se encontram, é garantido um jogo fascinante e com muitas expectativas pelos dois lados.

E não foi diferente em 2011, em jogo eletrizante, os Samurais Blue venceram novamente os australianos em uma Copa da Ásia, desta vez na grande final. Harry Kewell, Luke Wilkshire e Cahill  até tentaram abrir o placar, mas não conseguiram acertar o fundo da rede. Só na prorrogação que o Japão encontrou o grande gol com um chute fantástico do Tadanari Lee. Com a conquista desse título, o Japão se classificou para a Copa das Confederações da FIFA de 2013 como representante da Confederação Asiática de Futebol.

Depois da final de 2011, os times se enfrentaram mais seis vezes, com três empates e três vitórias do Japão. Ao total, contando os amistosos, as equipes duelaram 25 vezes, nove confrontos foram vitoriosos para o lado dos Samurais Blue, em sete partidas quem levou a melhor foram os Socceroos, mas nos outros nove encontros, acabaram tudo igual para ambas equipes.

Dificilmente os jogos acabam sem nenhum gol, a média de gols por partida é de 2,64. No geral, o maior placar foi 4 x 1 para o Japão, em Wollongong e o maior goleador da história dessa rivalidade é o Tim Cahill, com 5 gols. Logo em seguida, vem Kunishige Kamamoto e Tommy McColl, com respectivamente 4 e 3 tentos.

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Larissa Azevedo
A escolha pelo jornalismo aconteceu devido ao amor que tenho por esporte. Apesar do interesse pelo jornalismo esportivo, já trabalhei em editoria de entretenimento e celebridades no Portal R7, em produção de textos para médicos e assessoria de imprensa. Mas, como uma pessoa persistente e certa do que desejo seguir, aproveitei as oportunidades para aprimorar algumas técnicas e me desenvolver na área, mas sem deixar de lado o esporte.

Artigos Relacionados