Posto que o Campeonato Uruguaio de 2020 só irá começar no dia 15 de fevereiro, muitas das equipes participantes estão disputando amistosos. Alguns clubes optaram por permanecer no Uruguai, já outros preferiram sair do paisito afim de ganhar experiência. Desse modo, nós do Futebol na Veia iremos analisar a pré-temporada de todos times da Primera División.
NACIONAL
O atual campeão uruguaio e do Torneo Clausura, terá seu retorno antecipado. Afinal, os Bolsos vão jogar a no próximo dia 1º, diante do Liverpool. Contudo, o elenco comandado por Gustavo Munúa já vem treinando desde 6 de janeiro. Cinco dias depois, o Nacional disputou uma partida diante do River Plate da Argentina. O duelo terminou em 4 x 4 no tempo normal, forçando as penalidades para definir o vencedor. Os uruguaios levaram a melhor e derrotaram os Millonarios nas cobranças de pênalti.
Já no dia 16, o Nacional enfrentou a seleção da Florida, um departamento situado na região central do Uruguai. O duelo aconteceu no estádio Campeones Olímpicos, casa do Boston River, e terminou em 5 x 0 para os Bolsos. Esses dois jogos serviram para o recém-chegado Munúa testar os nove jovens atletas promovidos das categorias de base do clube. Além de conhecer Ayrton Cougo, o único reforço anunciado pela diretoria até o momento.
¡Entrena #Nacional en @CDLCespedes! 💪🏼🔵⚪️🔴 #SomosNosotros #Nacional2020 pic.twitter.com/BBtRbPi70d
— Nacional (@Nacional) January 20, 2020
PEÑAROL
Diferentemente de seu arquirrival, os carboneros ainda não entraram em campo nesta pré-temporada. Todavia, o plantel de, no sábado (25).
📍 Silver Lakes Park 🇺🇸
Trabajo de dominio libre ⚽#PeñarolEnLA #Peñarol2020 pic.twitter.com/SqtdtuOGqM— PEÑAROL (@OficialCAP) January 20, 2020
Por certo, as partidas amistosas servirão para Forlán conhecer seus comandados. Alguns deles são remanescentes do vice-campeonato no Uruguaio de 2019. Outros são , Jonathan Urretaviscaya, Gary Kagelmacher e Christian Bravo.
CERRO LARGO
Após uma excelente campanha em 2019, que culminou na 3ª colocação do Uruguaio, Los Arachanes tem tudo para repetir as boas atuações na temporada que esta para começar. O calendário do Cerro será cheio, afinal a equipe se classificou para a Copa Libertadores, onde enfrentará o Palestino-CHI na 2ª fase. Dessa maneira, Danielo Nuñez e seus jogadores estão fazendo um mini tour pela América do Sul.
A primeira parada foi no Peru. Na terra de Paolo Guerrero, o Cerro Largo enfrentou o Universitario e venceu por 1 x 0. O segundo destino Arachan será a Argentina, para duelar ante o Villa San Carlos. Decerto esses embates serão de extrema importância para Nuñez. Afinal, 12 atletas sairam do clube, mas 11 chegaram para 2020.
Gran victoria anoche de @CerroLargoFc en Lima. En la "Noche Crema" venció al @Universitario de Gregorio Pérez 1 a 0. Gol del argentino Tomás Fernández de tiro libre. Hacia 4 años que no perdía cuando presentaba el plantel. @TelemundoUY pic.twitter.com/DHneck56z5
— BUYSAN (@Buysan) January 19, 2020
PROGRESO
Por fim, chegamos ao quarto representante do paisito na Copa Libertadores. Os Gauchos del Pantanoso terminaram 2019 na 4ª posição da Primera División. Assim, garantiram um lugar na 1ª fase da Liberta. De maneira idêntica ao Nacional, o Progreso preferiu permancer no Uruguai para realizar a pré-temporada.
https://twitter.com/ProgresoOficial/status/1217476484408975364
Primeiramente, o time de Leonel Rocco enfrentou o Fénix e perdeu pelo placar de 3 x 2. Dias depois, os Gauchos mediram forças diante do Liverpool, e o duelo terminou em 1 x 1. A saber, Rocco e seus comandados irão esreiar na Libertadores na próxima quarta-feira (22), contra o Barcelona de Guayaquil.
Foto destaque: Reprodução/Fernando Ponzetto