Rooney se aposenta e é anunciado como técnico do Derby Count (Foto destaque: Divulgação / Derby Count)

Nesta sexta-feira (15), o Derby County anunciou a efetivação de Wayne Rooney como técnico da equipe. Então, o maior artilheiro da história da seleção inglesa e Manchester United, encerra definitivamente a brilhante carreira de jogador e assume o cargo com um contrato válido até junho de 2023.

O ex-jogador de 35 anos chegou ao clube em janeiro do ano passado com dupla função. Além de atuar como atacante, Rooney também atuava como auxiliar técnico. Assim, em novembro, assumiu o comando da equipe, provisoriamente, após a saída do treinador holandês Phillip Cocu.

https://twitter.com/dcfcofficial/status/1350072748370927619?s=20

Como interino, Rooney comandou a equipe em nove oportunidades. Assim, conquistou três vitórias, empatou quatro vezes e foi derrotado em duas oportunidades, entre novembro e janeiro. A estreia do novo treinador será nesse final de semana contra o Rotherham United.

Quando voltei ao Reino Unido, fiquei completamente maravilhado com o potencial do Derby County. O estádio, o campo de treinamento, a qualidade dos jogadores e dos jovens jogadores que estão chegando e, claro, a base de torcedores que se manteve leal e solidária. Apesar de outras ofertas, eu sabia instintivamente que Derby County era o lugar para mim – afirmou Rooney

Ter a oportunidade de seguir nomes como Brian Clough (lendário técnico do Derby County nos anos 70, período glorioso do clube), Jim Smith, Frank Lampard e Phillip Cocu é uma honra, frisou Rooney, que vestiu a camisa dos Rams como jogador em 35 oportunidades.

Carreira

A carreira do jogador iniciou-se no Everton, onde se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol na Premier League. Na época, Rooney tinha 16 anos e marcou contra o Arsenal em outubro de 2002. Então, em 2004, Rooney se transferiu para o Manchester United e lá permaneceu por 13 anos consecutivos. Assim, em Manchester, Rooney conquistou cinco títulos da Premier League, uma Copa da Inglaterra, quatro vezes a Copa da Liga, uma Liga Europa, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa.

https://twitter.com/dcfcofficial/status/1350114268843307016?s=20

Então, em 2017, voltou ao Everton, mas jogou apenas por uma temporada antes de partir para os Estados Unidos para atuar pelo DC United. Pela seleção o ex-atacante disputou 120 jogos e marcou 53 gols. Além disso, disputou a Copa do Mundo por três vezes, em 2006, 2010 e 2014.

Foto destaque: Divulgação / Derby Count

Celso Junior
Sou Celso Junior, carioca e moro em Rio das Ostras - RJ. Sou pai da Maria Sofia e amante do futebol, esporte o qual vivo desde criança. Sou professor, treinador, e estudo intensamente o futebol em suas diversas áreas.

Artigos Relacionados