Nesta sexta-feira (15), o Derby County anunciou a efetivação de Wayne Rooney como técnico da equipe. Então, o maior artilheiro da história da seleção inglesa e Manchester United, encerra definitivamente a brilhante carreira de jogador e assume o cargo com um contrato válido até junho de 2023.

O ex-jogador de 35 anos chegou ao clube em janeiro do ano passado com dupla função. Além de atuar como atacante, Rooney também atuava como auxiliar técnico. Assim, em novembro, assumiu o comando da equipe, provisoriamente, após a saída do treinador holandês Phillip Cocu.

Como interino, Rooney comandou a equipe em nove oportunidades. Assim, conquistou três vitórias, empatou quatro vezes e foi derrotado em duas oportunidades, entre novembro e janeiro. A estreia do novo treinador será nesse final de semana contra o Rotherham United.

Quando voltei ao Reino Unido, fiquei completamente maravilhado com o potencial do Derby County. O estádio, o campo de treinamento, a qualidade dos jogadores e dos jovens jogadores que estão chegando e, claro, a base de torcedores que se manteve leal e solidária. Apesar de outras ofertas, eu sabia instintivamente que Derby County era o lugar para mim – afirmou Rooney

Ter a oportunidade de seguir nomes como Brian Clough (lendário técnico do Derby County nos anos 70, período glorioso do clube), Jim Smith, Frank Lampard e Phillip Cocu é uma honra, frisou Rooney, que vestiu a camisa dos Rams como jogador em 35 oportunidades.

Carreira

A carreira do jogador iniciou-se no Everton, onde se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol na Premier League. Na época, Rooney tinha 16 anos e marcou contra o Arsenal em outubro de 2002. Então, em 2004, Rooney se transferiu para o Manchester United e lá permaneceu por 13 anos consecutivos. Assim, em Manchester, Rooney conquistou cinco títulos da Premier League, uma Copa da Inglaterra, quatro vezes a Copa da Liga, uma Liga Europa, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa.

Então, em 2017, voltou ao Everton, mas jogou apenas por uma temporada antes de partir para os Estados Unidos para atuar pelo DC United. Pela seleção o ex-atacante disputou 120 jogos e marcou 53 gols. Além disso, disputou a Copa do Mundo por três vezes, em 2006, 2010 e 2014.

Foto destaque: Divulgação / Derby Count

Celso Junior
Celso Junior
Sou Celso Junior, carioca e moro em Rio das Ostras - RJ. Sou pai da Maria Sofia e amante do futebol, esporte o qual vivo desde criança. Sou professor, treinador, e estudo intensamente o futebol em suas diversas áreas.

Artigos Relacionados