Ronaldo Fenônemo

Ronaldo Fenômeno anunciou a compra de 90% das ações da SAF do Cruzeiro por R$400 milhões. A confirmação veio na manhã deste sábado (18), menos de 24 horas após a votação que aprovou a mudança do estatuto do clube e abriu a margem de negociação das ações com investidores. Em transmissão realizada nas redes sociais, de São Paulo, o presidente Sérgio Rodrigues comemorou o acordo junto com o agora “dono” do time mineiro.

O primeiro anúncio nas redes sociais foi feito por Pedro Mesquita, diretor da XP Investimento. As conversas entre o Cruzeiro e o ex-jogador foram mantidas em sigilo. Assim, a notícia pegou os torcedores de surpresa. Ao longo deste sábado o clube pretende dar mais detalhes. Em nota a XP informou que “A transação vislumbra o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do Cruzeiro, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo. A conclusão da transação está sujeita à finalização de uma série de condições precedentes.”

Os valores da venda foram informados pela XP Investimento, empresa de captação de investimento, que liderou a negociação. Assim, a venda é a primeira do Brasil desde que o projeto de Lei 5519/2019, que estimula a transformação dos clubes de futebol em empresas sociedade anônima e prevê regras de parcelamento das dívidas, foi aprovado. Ainda segundo a XP, o montante de Ronaldo será investido por meio da empresa Tara Sports.

Feliz demais de ter concluído essa operação. Dizer que tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro a um lugar aonde ele merece estar. Temos muito trabalho pela frente. Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, volte a ir ao estádio, porque vamos precisar de muita força e união da torcida cruzeirense. Temos muito trabalho e muita ambição para fazer o Cruzeiro gigante novamente“, disse Ronaldo.

Ronaldo e Cruzeiro

Apesar de ter pendurado as chuteiras, Ronaldo Fenômeno não desligou do mundo do futebol. Atualmente, ele é dono Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha. O ex-atleta adquiriu 51% das ações do clube espanhol por 30 milhões de euros em 2018. Agora retorna como acionista majoritário do Cruzeiro, clube onde foi revelado aos 16 anos.

Ronaldo atuou pelo clube celeste entre o segundo semestre de 1993 e o primeiro de 1994. Ao todo, foram 58 jogos e 56 gols, sendo assim o 35º maior artilheiro da história da Raposa.

FOTO DESTAQUE: dIVULGAÇÃO/SERGIO RODRIGUES/INSTAGRAM

Izabela Avelar
Jovem jornalista mineira, apaixonada por esportes e o turbilhão de sensações que as competições esportivas proporcionam.