Nesta sexta-feira (5), o craque Cristiano Ronaldo está completando 36 anos de vida. A Coluna Rasgando o Verbo vai aproveitar a data especial para abordar um tema bem polêmico. Atualmente, se fala na rivalidade entre Lionel Messi e o português, que dura mais de 10 anos. Entretanto, muitos questionam sobre o camisa 7 ser o melhor Ronaldo de todos os tempos. É uma grandes disputa, mas em diversos fatores o Gajo leva vantagem dos brasileiros. Sem sombra de dúvidas, o Robozão está no top5 dos maiores da história do futebol.

DETERMINAÇÃO E FOCO

O artilheiro nasceu em Funchal, cidade localizada na Ilha da Madeira em Portugal. A estrela vem de origem muito humilde, mas sempre foi sonhador. Grande parte do dia de Ronaldo era jogando bola com os amigos na rua. As coisas não caíram do seu para CR7.

Após atuar no Futebol Clube Andorinha e no Nacional, duas equipes da Ilha da Madeira, até que aos 11 anos ele passou no teste do Sporting. Cristiano Ronaldo já havia dado um grande passo rumo ao profissional, no entanto o caminho ainda era longo. Ainda quando era criança, perdeu seu pai, que era seu maior incentivador. Esse ocorrido fez com que ele sonhasse ainda mais em ser jogador de futebol.

Ronaldo participou das categorias de base do Sporting e em 2002 estreou como profissional. O até então franzino já mostrava ser um bom atleta, mas ninguém imaginava que ele ia se tornar o monstro que se tornou. Na temporada seguinte, o Robozão foi contratado pelo Manchester United, a pedido de Alex Ferguson. O matador chegou e já vestiu a lendária camisa 7 dos Red Devils. A sua passagem na Inglaterra foi incrível, conquistou sete títulos, com destaque para duas Premier League e uma Champions League. Além disso, é considerado até hoje o melhor estrangeiro de todos os tempos do Campeonato Inglês.

CRISTIANO RONALDO ERA REALIDADE

O português foi contratado pelo Real Madrid em 2009. A estrela chegava a Madrid com status de Melhor Jogador do Mundo. Como resultado, a torcida criou muita expectativa com a chegada do craque. Sem sombra de dúvidas, o camisa 7 superou todas as apostas.

A passagem pelo clube Galáctico foi longa, nove anos, e foi de muitas glórias. Os Merengues almejavam muito ganhar a Champions League, porque quando Ronaldo chegou, o time não vencia a competição a sete anos. Além disso, os Blancos queriam vencer a sonhada La Décima. Como o Gajo gosta de desafio, ao invés de dar uma, ele ganhou simplesmente quatro Liga dos Campeões. A Besta Enjaulada deixou o Santiago Bernabéu com 15 títulos e 450 gols e 132 assistências em 438 partidas.

Depois de alguns problemas com Florentino Perez, o artilheiro decidiu deixar o Real e rumar para a Juventus. A transição surpreendeu a todos, porque era o fim de uma grande Era. Muitos acreditavam que Cristiano estava a caminho da aposentadoria. Todavia, o jogador continua uma máquina. Na atual época, CR7 coleciona 22 tentos em 23 duelos. Desde sua chegada a Velha Senhora são 87 bolas na rede em 112 jogos.

CR7 É O MELHOR DOS RONALDOS?

A disputa é de peixe grande. Tanto Ronaldo Fenômeno quanto Ronaldinho deixaram um grande legado na história do futebol. Por outro lado, nenhum deles foi mais atleta que Cristiano. Aliás, o Gajo pode ser considerado um dos maiores esportistas de todos os tempos. Ele é um exemplo para todos.

Ronaldo Nazário foi um exímio camisa 9, muito técnica e diferenciado. O apelido de ‘Fenômeno‘ foi muito bem dado. Entretanto, as lesões e o sobrepeso foram rivais diretos do matador. Ainda sim, o artilheiro conseguiu liderar o Brasil no Penta em 2002. Para muitos, o R9 foi o melhor brasileiro pós-Pelé.

Ronaldinho Gaúcho já tinha um estilo mais plástico de jogar. O Bruxo é o retrato do futebol arte. O ex-camisa 10 do Barcelona teve um momento espetacular entre 2004 e 2006. No entanto, o R10 teve um auge muito curte. Um dos grandes motivos foi a falta de foco.

Cada um deles tem suas características, mas alguns fatos não podem ser abandonados. Cristiano Ronaldo bateu o recorde de Pelé e agora se tornou o maior artilheiro da história do futebol com 762 gols. Vale ressaltar que ele tem mais tentos oficiais que os dois juntos. Além disso, o portuga venceu cinco Champions League e é o maior artilheiro da história da competição com 131 bolas na rede. O Gajo é o 2° maior  goleador por Seleções, com 102 por Portugal, sete a menos que o 1°. Portanto, podemos duvidar sobre quem foi o melhor jogando, mas o Robozão é mais atleta que os dois.

Foto Destaque: Divulgação/ Twitter/ Cristiano Ronaldo

Leonardo Pinheiro
Leonardo Pinheiro
Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.