Ronaldinho Gaúcho: 40 anos de bruxaria e polêmicas

- Gênio da Bola completa quatro décadas no pior momento de sua vida

Simplesmente a melhor revelação gremista após Renato Portaluppi. No início, Ronaldo Assis Moreira era conhecido apenas como o irmão caçula de Assis, jogador do Tricolor Gaúcho na década de 80. Mas logo, Ronaldinho Gaúcho conquistou sua própria fama, combinando uma série de habilidades: talento, visão de jogo, dribles em velocidade e faro de gol. O Bruxo foi espetacular com a bola nos pés. Em 1997, foi o destaque na conquista do Mundial Sub-17, disputado no Egito.

GRÊMIO

Sendo assim, chamou atenção no dia 31 de Março de 1998, ao marcar o primeiro gol da vitória sobre o Chivas Guadalajara, do México, pela Libertadores, no Estádio Olímpico. Em 1999, conquistou o Campeonato Gaúcho. Na ocasião, acabou sendo artilheiro, marcando gols na final, além de chapelar e driblar Dunga, capitão do tetra.

Na sequência, foi convocado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo para a Seleção Brasileira, conquistando a Copa América, disputada no Paraguai, onde marcou um golaço de placa na estreia contra a Venezuela. Ainda, foi o melhor jogador da Copa das Confederações, perdendo a final para o anfitrião México. Sendo assim, na temporada seguinte, sequer conquistou medalha na Olimpíada de Sydney e se destacou na Copa João Havelange, faturando a Bola de Prata da Revista Placar.

PARIS SAINT-GERMAIN

Desta forma, em 2001, se transferiu para o clube francês por 5 milhões de euros, após litígio com o Grêmio. Sendo assim, a estreia foi em 4 de agosto, no empate diante do Auxerre em 1 x 1. Dessa maneira, o primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho foi em 14 de outubro, no empate diante do Lyon, em 2 x 2, no Parque dos Príncipes. 

No ano seguinte, foi convocado pelo treinador Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo. Na primeira fase, disputada na Coreia do Sul, marcou na vitória por 4 x 0 sobre a China. Nas oitavas, contra a Seleção Inglesa, no Japão, marcou um gol antológico de falta, sendo expulso na sequência. Sendo assim, em 22 de fevereiro de 2003, marcou um golaço na derrota por 3 x 2 para o Guingamp, fora de casa, onde foi escolhido por voto de torcedores como o melhor da temporada no Campeonato Francês.

BARCELONA

Sendo assim, em 3 de Setembro de 2003, estreou oficialmente pelo Barça marcando um golaço contra o Sevilla, pela La Liga, no Camp Nou. Desta maneira, em 2004, apesar da não conquista de títulos, conquistou a primeira Bola de Ouro da FIFA. Sendo assim, em 2005, melhor ano de sua brilhante carreira, conquistou a La LigaCopa das Confederações na Alemanha e mais uma Bola de Ouro, como melhor jogador do mundo, chegando a ser aplaudido pela torcida merengue em uma vitória por 3 x 0 sobre o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, quando marcou duas vezes.

Sendo assim, em 2006, antes de fracassar com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Ronaldinho Gaúcho conquistou a UEFA Champions League. Na ocasião, acabou batendo o Arsenal na final. Suas últimas duas temporadas na equipe catalã foram deprimentes, com poucos gols e convocações para a Seleção Brasileira.

MILAN

Desta forma, em 2008, se transferiu para o clube rossonero. Assim, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de 2008, disputada em Pequim. Sendo assim, o primeiro gol foi marcado em 28 de Setembro, no Derby della Madonnina contra a Internazionale. Não obteve títulos, mas fez boas apresentações e gols em partidas do Campeonato Italiano UEFA Champions League.

FLAMENGO

Sendo assim, no início de 2011, após um leilão promovido por seu empresário e irmão Roberto Assis, Ronaldinho Gaúcho retornou ao futebol brasileiro para defender o Mengão, conquistando o Campeonato Carioca e se destacando no Campeonato Brasileiro, onde voltou a levar uma Bola de Prata da Revista Placar. Desta maneira, no dia 27 de Julho de 2011, foi o craque da histórica vitória rubro-negra sobre o Santos, de Neymar por 5 x 4, na Vila Belmiro.

ATLÉTICO MINEIRO

Desta maneira, em 2012, chegou a Belo Horizonte para atuar no Galo, conquistando a Bola de Ouro como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, no ano seguinte, fez relembrar o auge de sua carreira, conquistando a Libertadores e sendo eleito o melhor jogador do continente sul-americano. Em 2014, antes de se transferir para o Querétaro, do México, conquistou a Recopa Sul-Americana diante do argentino Lanús.

Foto Destaque: Reprodução/Facebook

Renan Silva

Sobre Renan Silva

Renan Silva já escreveu 94 posts nesse site..

25 anos, natural de Osasco. Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).

BetWarrior


Poliesportiva


Renan Silva
Renan Silva
25 anos, natural de Osasco. Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).

    Artigos Relacionados

    Topo