Rodrigo Bentancur: uma surpresa na Juventus

- O meio campista uruguaio chegou sem muitos holofotes, e hoje é um dos destaques do time
Rodrigo Bentacur

Rodrigo Bentancur nasceu no dia 25 de junho de 1997, na cidade Nueva Helvecia, Uruguai. O jogador atualmente atua na equipe da Juventus, da Itália. Surpreendentemente, o atleta é um dos principais nomes do meio de campo da equipe, e vem garantindo a sua titularidade na Velha Senhora. Conheça a história do jogador em mais uma coluna do Desclausurando o Uruguaio.

O INÍCIO FORA DA TERRA NATAL

Primeiramente, Bentancur jamais jogou no Uruguai. O atleta iniciou a sua carreira no sub-20 do Boca Juniors, da Argentina. Contudo, mesmo longe de sua casa, Rodrigo ganhou muito destaque nas divisões de base do Azul y Oro La Mitad Más Uno.

Logo após a sua boa passagens na base do clube, o uruguaio assinou com a equipe principal. Portanto, em janeiro de 2015, o Boca Juniors anunciou a chegada de Rodrigo Bentancur. Primeiramente, foi para o elenco principal para ganhar experiência, contudo, logo foi ganhando destaque e recebendo oportunidades.

Em sua primeira temporada, atuou em 19 jogos. Pelo Campeonato Argentino, jogou nove vezes como titular, quando tinha apenas 18 anos de idade. Em 2016, entrou na lista das 50 promessas do futebol mundial. Com isso, foi ganhando mais holofotes, inclusive do futebol europeu.

Ao todo, foram 57 jogos pelo Club Atlético Boca Juniors, onde marcou um gol e deu três assistências. Conquistou o Campeonato Argentino de 2015 e 2016-17 e uma Copa da Argentina na temporada 14/15.

Rodrigo Bentancur
Bentancur atuando pelo Boca Juniors (foto: Sebastian Gramata/LatinContent/Getty)

CHEGADA EM TURIM

Em 2017, logo após o destaque na Argentina, Bentancur assinou com a Juventus. A equipe italiana pagou 12,5 milhões de euros. Inesperadamente, foi ganhando espaço e chegou a ser titular na Velha Senhora. Atuando um pouco mais recuado e tendo a função de levar bola da defesa para o ataque, foi ganhando mais confiança do técnico Massimiliano Allegri. Em seu primeiro ano na Europa, atuou em 27 jogos, nove como titular. Em resumo, a temporada 17/18 foi um aprendizado para Rodrigo.

Já na época 18/19, o camisa 30 atuou em 40 jogos, marcou dois gols e deu três assistências. Novamente jogou como um meio central, responsável pelo início das jogadas da Juventus. Foi titular em 29 partidas. Um dos principais jogos foi contra a Fiorentina, partida válida pela 14ª rodada da Serie A. Naquela ocasião, Bentacur abriu o marcador com um belo gol.

E na temporada 19/20 foi onde o uruguaio atuou em mais minutos. Foram 3.095 jogados, com 43 jogos, balançando as redes uma vez e dando oito assistências. Outra grande característica do camisa 30 são as poucas lesões, ou seja, foram apenas duas em três anos de clube. Isto é, perdeu apenas três partidas por conta dos problemas físicos.

SELEÇÃO DO URUGUAI 

Em resumo, pela Seleção do Uruguai, jogou 33 partidas e deu duas assistências. Primeiramente, a sua estreia foi no ano de 2017. Na ocasião, o técnico Óscar Tabárez deu a primeira oportunidade para o jovem. Sua primeira partida foi contra a Venezuela, pela Eliminatórias para o Mundial da Rússia.

Em 2018, estava na lista dos convocados para a Copa Do Mundo da Rússia. Atuou em todos os jogos. Aliás, o camisa 30 estava entre os 11 titulares em todas as partidas.

Foto Destaque: Reprodução/ Divulgação/Juventus

Caio Henrique de Oliveira
Caio Henrique de Oliveira
Eu escolhi jornalismo simplesmente por amar futebol. Desde 2016 eu tenho essa vontade de ser jornalista e trabalhar com esse esporte. Eu já trabalhei durante três anos em uma rádio aqui da minha cidade, lá eu fazia um programa de música e também um programa esportivo. Meu objetivo é trabalhar fora, possivelmente na Europa falando sobre o futebol europeu. Minha personalidade é de estar de bom humor na maioria do tempo.

Artigos Relacionados

Topo