Rodada é benéfica para o Botafogo, que poderá terminar no G-4

Antes de mais nada, o Botafogo fechará a 9ª rodada do Brasileirão 2022 contra o Goiás. Atualmente na 10ª posição com oito jogos, o Botafogo conta com beneficio duplo nesta rodada. Já que é a equipe que fecha a rodada do Brasileirão, ou seja, já não será ultrapassado na 9ª rodada. Além disso, os resultados de seus adversários favoreceu muito a equipe carioca, que poderá terminar no G-4.

Em suma, das equipes que terminaram a última rodada na frente do Botafogo, apenas o Corinthians venceu. Assim, a equipe paulista bateu no Atlético-GO por 1 x 0. Por outro lado, o Palmeiras enfrentou o Atlético-MG (dois times que estavam à frente do Glorioso ao final da 8ª rodada) e as equipes empataram sem gols. Além disso, Coritiba, São Paulo e Athletico-PR também empataram. Contra Ceará, Avaí e Santos, respectivamente.

Apesar da rodada benéfica, o Botafogo caiu três posições ainda sem jogar. A saber, o Glorioso perdeu posições para Santos, América-MG (que bateu o Cuiabá no último sábado (4)) e Internacional (que venceu a equipe do RB Bragantino por 2 x 0). Contudo, em caso de vitória, o cenário muda para o Botafogo.

Benefícios e prejuízos para o Botafogo

Em suma, em caso de vitória sobre o Goiás nesta segunda-feira (6), o Botafogo chegará aos 15 pontos. Assim, passando Santos, Athletico-PR, Internacional, São Paulo, América-MG e Coritiba. Portanto, a equipe carioca terminaria a rodada na 4ª posição, local onde se consegue vaga direta para a Libertadores. Por fim, ficaria a apenas um ponto de Atlético-MG (3º) e Palmeiras (2º). Além de ficar a três pontos do atual líder, o Corinthians.

Contudo, caso não vença, poderá se complicar no Brasileirão. Então, em caso de empate, o Botafogo conquista apenas um ponto. Portanto, ultrapassando apenas Santos e Athletico-PR (graças ao saldo de gols) e ficando em 8º lugar. O que já seria um prejuízo de uma posição a menos em relação a última rodada.

Porém, se perder para o Esmeraldino no Nilton Santos, a situação fica ainda pior. Já que, apesar do Glorioso manter a 10ª posição em caso de derrota, ficará apenas a dois pontos da zona de rebaixamento. No momento, o 1º time fora do Z-4 é o Juventude. Porém, em caso de vitória, a equipe goiana deixa esta zona desconfortável. Assim, empurrando o clube gaúcho.

Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá.