Firmino, o melhor 9 sem marcar gols em Anfield

Roberto Firmino é um dos grandes destaques desse Liverpool que há mais de um ano vem encantando o mundo. No entanto, nessa última temporada há uma grande curiosidade em relação ao brasileiro. Bobby, como é chamado na Inglaterra, não marca um gol em Anfield há 1.182 minutos. Isso porque dos seus 10 gols na temporada, todos foram marcados fora de casa. Mas não é por isso que o atacante está em alta, e sim, pelo fato de entrar em campo como um 9, mas atuando como um camisa 10.

NÃO HÁ ‘O' PROTAGONISTA NOS REDS

Há quem diga que o grande protagonista dos Reds é Salah, Mané, o próprio Firmino, o holandês van Dijk, ou até mesmo Jürgen Klopp. Mas, fato é que o elenco vem sendo cada vez mais importante nessa histórica campanha de Premier League. Além desses nomes já citados, resta Alexander Arnold, que está voando, o capitão Henderson e até mesmo o goleiro Alisson, eleito o atual melhor do mundo na posição.

Entretanto, claro, como de costume, o mais memorável é sempre quem ‘decide' marcando gols. O que não é exatamente o grande ponto positivo de Firmino. “Quando penso no Bobby (Roberto Firmino) não vejo os gols que marca. Ele é um jogador que liga a equipe, é por isso que se torna tão importante para nós. É o único que se pode ocupar desse papel de número 9 fazendo-o de forma muito especial“, comentou Kloop. O técnico alemão foi quem apostou no brasileiro quando ainda atuava pelo Hoffenheim, da Alemanha.

FIRMINO: MARCA FORA E DISTRIBUI EM CASA

Dos 10 gols marcados por Firmino, todos foram longe de Anfield: contra Southampton, Burnley, Chelsea, Crystal Palace, Leicester, Tottenham e Wolverhampton, pela Premier League. Além disso, foi decisivo no Mundial de Clubes indo as redes contra Monterrey e Flamengo. Pasmen, já são quase 300 dias que os torcedores dos Reds não apreciam um gol do brasileiro em Anfield. O último foi contra o Porto, nas quartas de finais da Champions League 2019/20. Sendo assim, totaliza 1.182 minutos em casa sem sequer um gol de Bobby. “É uma pura coincidência”, comentou Kloop.

Por outro lado, cada vez mais o camisa 9 vem sendo um criador de jogadas, principalmente nos jogos em casa. Tanto que, na goleada do Liverpool sobre o Southampton, por 4 x 0, Firmino foi autor de três assistências. Primeiro servindo Oxlade-Chaberlain, depois Herderson, ele ainda chegou a participar do terceiro gol, feito por Salah, e também serviu o egípcio que fechou o placar com o quarto tento.

Num encontro que se tornou fácil para o atual líder disparado da Premier League, assegurando a 16ª vitória consecutiva na competição. Onde os Reds acumulam 24 vitórias e apenas um empate – 73 pontos conquistados de 75 disputados.

https://twitter.com/LFC/status/1223727728060485635?s=20

FIRMINO X BENZEMA

Uma comparação entre Firmino e Benzema é muito válida. Contando que, o francês há anos leva consigo a característica de sair mais do combate com os zagueiros e abrir espaços para seus companheiros ou até mesmo servi-los. Afinal, quem não se recorda do ‘jogo sujo' de Benzema pelo Real Madrid nos bons tempos ao lado de Cristiano Ronaldo?

Hoje, Roberto Firmino exerce a mesma ‘função' para Sala e Mané. Ao todo, o brasileiro acumula 101 assistências na carreira por Hoffenheim, Liverpool e seleção brasileira. Em contrapartida,  Karim soma 175 passes para gols, contabilizando suas passagens por Lyon, Real Madrid e seleção francesa.

Enfim, fato é que Firmino é uma das peças fundamentais desse excelente Liverpool, comandado por Kloop. O camisa 9 tem 25% de participações em gols neste temporada dos Reds. Onde, em 92% dos minutos utilizado em campo, marcou 10 gols e distribuiu 12 assistências. Deixando claro que, um 9 pode ser decisivo, não necessariamente apenas marcando gols.

Foto em destaque: Liverpool FC via Getty Images

Avatar
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados