Rio Ave é comandada por Mário Silva (Foto: Reprodução q D.R. Rio Ave)

O Rio Ave já conhece seu adversário na fase pré-eliminatória da Europa League 2020/2021. Assim, nesta segunda-feira (31), houve o sorteio dos play-offs da competição, e os Rioavistas estreiam contra o Borac Banja Luka, da Bósnia. Logo, em formato de jogo único, a partida tem previsão para o dia 17 de setembro e é valida pela segunda pré-eliminatória.

Leia mais:

BORAC BANJA LUKA

Dessa forma, o Borac Banja Luka é um clube da Bósnia e Herzegovina sediado na cidade de mesmo nome, segunda maior do país. Assim, nesta temporada, a equipe completa 100 anos de fundação, em 4 de julho de 2021. Atualmente, disputa a Premijer Liga, principal divisão do país, a qual conquistou em 2010/2011, sendo seu único título nacional. Logo, obteve classificação ao terminar a competição nacional na quarta posição, mesma colocação em que se encontra na atual edição.

Assim, segundo dados do portal Zero Zero, de Portugal, esta será a primeira vez que Rio Ave e Borac Banja Luka se enfrentam na história do confronto. Além disso, o confronto inaugural terá como palco o estádio do clube bósnio, o Banja Luka City, que tem capacidade para quase 10 mil pessoas e foi reformado em 2010. Atualmente, com mais de 80 anos, é considerado um dos estádios mais modernos do país. Dessa forma, por conta dos casos de Covid-19, o campeonato nacional teve seu fim após apenas 22 rodadas. Assim, o campeão foi o Sarajevo.

RETROSPECTO E REAÇÃO DO RIO AVE AO ADVERSÁRIO

Enquanto que o Rio Ave garantiu vaga na fase pré-eliminatória da Europa League na última rodada da Liga NOS 2019/2020. Logo, com a vitória diante do Marítimo, os Rioavistas ficaram com o quinto lugar e herdaram uma vaga após o título do Porto na Taça de Portugal. Dessa forma, esta será a quarta participação do clube de Vila do Conde na segunda maior competição europeia de clubes.

Logo, os Rioavistas buscam, pela segunda vez, a classificação aos grupos da Europa League, algo alcançado em 2014/2015, na primeira participação. Para tanto, terá que ainda superar mais duas fases pré-eliminatórias. Nas demais, caiu na terceira pré-eliminatória, em 2016/2017, e por esta mesma fase, em 2018/2019, na última presença na competição. Atualmente, o Rio Ave tem como técnico Mário Silva, que falou sobre o resultado do sorteio que definiu o adversário:

Será difícil, contra uma equipa forte no seu país, que já teve algumas presenças na Liga Europa e Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, mas de certeza que com trabalho, qualidade e humildade da nossa parte, temos condições para vencer e queremos muito seguir em frente. Não menosprezamos o adversário por não ser um nome forte na Europa, porque sabemos que nestas ligas existe muita qualidade nos jogadores, que querem, nestas competições, mostrar-se ao mundo do futebol, numa boa montra” – falou o técnico do Rio Ave.

https://twitter.com/RioAve_FC/status/1300406242444292099

Foto Destaque: Reprodução / D.R. Rio Ave

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados